Família

Circuncisão: o que é, quando é indicada, como é feita e riscos

Getty Images

Publicado em 20/04/2021, às 14h54 - Atualizado em 04/05/2021, às 08h17 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Circuncisão é o nome dado ao procedimento cirúrgico para tratar a fimose, uma condição patológica. A cirurgia é feita através de uma incisão no prepúcio, pele que envolve e protege o órgão genital masculino, o pênis. Essa operação também é chamada de postectomia. No Brasil, a taxa de meninos que precisam realizar a circuncisão é equivalente a 5%, ou seja, de 20 crianças apenas 1 realiza a cirurgia.

Logo após o nascimento, praticamente todos os meninos apresentam excesso de prepúcio na região genital. Para 90 a 95% dessas crianças, essa pele retrai espontaneamente ao longo da infância e não é necessário nenhum tipo de operação, mas 4 a 11% delas podem sofrer com um processo inflamatório de repetição nesse local. Esse problema, que depois pode evoluir para uma fimose patológica, é motivo para realizar a circuncisão.

Fimose fisiológica

A fimose fisiológica é o excesso de pele ao redor do pênis com o qual o bebê nasce. Ela tende a retrair naturalmente conforme o desenvolvimento da criança e desaparece até o final da primeira infância ou início da adolescência.

Fimose patológica

A fimose patológica surge a partir do processo de inflamação de repetição. Quando os meninos começam a demonstrar sintomas desse tipo de problema, é indicado o uso de pomadas anti-inflamatórias com corticoide para o tratamento. Após o início do tratamento, o quadro regride espontaneamente.

Cerca de 5% dos meninos até o final da primeira infância apresentam inflamações recorrentes no prepúcio (chamadas de balanopostites) e precisam do tratamento medicamentoso com maior frequência. Toda vez que a lesão regride, surgem cicatrizes que ficam aglutinadas na região. Ou seja, conforme forem surgindo inflamações, vai haver um acúmulo progressivo de cicatrizes e, como a pele do prepúcio é circunferencial, ela tende a estreitar. Isso é chamado de fimose patológica.

A circuncisão é uma cirurgia que retira o excesso de pele que fica ao redor do órgão genital masculino (Foto: Getty Images)

Tratamento X cirurgia de circuncisão

Os cremes com corticoide são usados somente nos casos de balanopostite ou postite, isto é, inflamação com inchaço, vermelhidão e dor. A partir do momento que isso vira um processo inflamatório agudo, com repetições e acúmulo de cicatriz até se transformar em uma fimose patológica, é necessário realizar uma cirurgia de circuncisão.

Especialistas que realizam a circuncisão

Tipos de circuncisão

A circuncisão pode ser feita através da colocação de um anel plástico ou da protoscopia (Foto: Divulgação / Eduardo Remaile)

Pré-opertatórios e recuperação

Como qualquer cirurgia feita em crianças, é preciso tomar alguns cuidados que precisam ser tomados antes da operação, como jejum e nunca operar o paciente se ele estiver com qualquer infecção respiratória. A recuperação se dá entre duas a quatro semanas após a circuncisão.

Fonte: dr. Eduardo Remaile da Silveira Pinto, urologista, médico assistente doutor da disciplina de urologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP)


Palavras-chave
Bebê Família Saúde Criança Circuncisão Fimose Fimose fisiológica Fimose patológica

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Separada recentemente, Sophie Charlotte é vista em clima de romance com filho da Madonna

Família

Filha de Renato Gaúcho divulga vídeo emocionante do pai sendo resgatado no RS

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"