Família

Cientistas descobrem nova espécie de dinossauro que chegou a atingir 13 metros de comprimento!

reprodução Daily Mail

Publicado em 05/11/2021, às 08h38 por Helena Leite


Compartilhe:


Alô, fãs de dinossauros! Cientistas descobriram recentemente uma nova espécie que chegou a atingir 13 metros de comprimento, cinco metros de altura e pesava até uma tonelada! De acordo com informações do jornal Daily Mail, ele era um ancestral do diplodocus.

Os pesquisadores relatam a descoberta de dois fósseis de crânio quase completos do dinossauro em Jameson Land, leste da Groenlândia. A nova espécie de dinossauro homenageia o idioma Inuit local – seu nome científico Issi saaneq significa ‘Osso Frio’.

Cientistas descobrem nova espécie de dinossauro que chegou a atingir 13 metros de comprimento! (Foto: reprodução Daily Mail)

Anteriormente confundido com uma espécie já existente, Cold Bone viveu durante o final do período Triássico, aproximadamente 214 milhões de anos atrás, quando o Leste da Groenlândia foi conectado à Europa. Ele pertence a um grupo de dinossauros de pescoço longo, chamados sauropodomorfos, que inclui os saurópodes.

Uma equipe internacional de paleontólogos do Brasil, Portugal, Alemanha e Dinamarca detalhou a espécie em estudo publicado na revista Diversity. “Comparado com os dinossauros de pescoço longo que vieram depois, Issi seria um animal muito pequeno”, disse o autor do estudo, Victor Beccari, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. “Alguns saurópodes podem atingir mais de 80 pés de comprimento e pesar mais de 65 toneladas”, completou.

Issi era um dinossauro de pescoço lingo de tamanho médio e o primeiro sauropodomorfo a atingir latitudes acima de 40 graus ao norte (mais ou menos no nível do centro da Espanha e do norte da Califórnia). Os restos mortais – dois crânios quase completos – foram recuperados por paleontólogos da Universidade de Harvard em expedições à Groenlândia no início dos anos 1990, mas os cientistas apenas estudaram adequadamente os restos mortais e os classificaram como uma nova espécie atualmente.

Os crânios foram encontrados em 1990, mas só foram completamente estudados atualmente (Foto: reprodução Daily Mail)

Para o estudo do material, ambos os crânios foram digitalizados por micro-tomografia computadorizada e segmentados, o que permitiu a visualização de estruturas internas e ossos que ainda estavam cobertos por sedimentos. Os pesquisadores, então, criaram modelos 3D dos restos mortais que estão disponíveis para download no site MorphoSource.

Os dois crânios pertenceram a um jovem e a um possível subadulto. As diferenças entre os dois são menores e referem-se apenas a proporções, mostrando que são da mesma espécie. “Os dois crânios são únicos em muitos aspectos de sua anatomia, como as proporções e formas dos ossos”, disse Beccari. “Esses espécimes certamente pertencem a uma nova espécie”, concluiu.


Palavras-chave
Comportamento Família pfnoinsta dinossauro descoberta curiosidade

Leia também

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas