Família

Cientistas descobrem fóssil do maior rinoceronte-girafa já visto até agora

Reprodução Science Alert

Publicado em 19/06/2021, às 11h52 - Atualizado às 12h27 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Na China, paleontólogos descobriram um fóssil de um crânio com mais uma idade equivalente a 26,5 milhões de anos pertencente a um tipo de animal chamado de rinoceronte-girafa, também nomeado paraceratérios – considerado um dos maiores mamíferos que já caminharam no Planeta Terra. Ao que todos os estudos indicam, essa é uma nova espécie de paraceratério. A novidade, no entanto, é que essa sexta espécie é maior que todas as outras cinco das quais já temos informações sobre.

O fóssil de Paraceratherium linxiaense foi encontrado na Bacia Linxia, que fica na Província de Gansu, na China. Desde a década de 1980, a região sempre está cheia de paleontólogos trabalhando em busca de vestígios de mamíferos. A mais recente descoberta foi publicada em um periódico especializado no assunto, o Nature Communications Biology.

Para a alegria dos cientistas, tanto o crânio quanto o maxilar do animal estavam totalmente preservados quando foram encontrados durante as escavações. Nos estudos feitos a partir da descoberta, os paleontólogos puderam notar que o nariz desta nova espécie de Paraceratério é mais curto do que o das outras espécies já catalogadas – sua cavidade nasal, no entanto, é mais profunda.

O Prime Day da Amazon está chegando!

Nos dias 21 e 22 de junho, você terá descontos incríveis em todas as categorias do site da Amazon. Confira as ofertas antecipadas AQUI! As promoções são exclusivas para membros Prime, então se você ainda não é assinante, aproveite para fazer sua inscrição CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e, além de promoções especiais, você tem acesso a filmes, séries e desenhos animados e direito a frete grátis nas compras do site. Membros Prime também ganham uma promoção de teste por 4 meses grátis para o Prime Music Unlimited.

Uma das espécies já encontradas anteriormente, a P. bugtiense, registrada mais ao sul da China, tem uma cavidade nasal mais rasa quando comparada à descoberta mais recente e seu crânio também é menor. De acordo com os pesquisadores, esse novo animal é bastante parecido com o rinoceronte-girafa P. lepidum, cujo fóssil foi encontrado no Cazaquistão.

Mesmo com tantas diferença, existem pontos em comum: pescoço longo que permitia esses animais a se alimentarem de árvores com até 7 metros de altura e ausência de chifres. Apesar do nome, essa espécie é mais semelhante às antas pescoçudas do que rinocerontes de fato.

Cientistas estimam que esses animais animais podem ter alcançado 4,8 metros de altura contando da base até os ombros – tamanho semelhante ao das girafas. Além disso, os paleontólogos acreditam que essa nova espécie possa ter pesado até 21 toneladas, algo em torno ao peso de 4 elefantes africanos juntos. Apesar de todas as informações já coletadas, ainda não se sabe o que levou os rinocerontes-girafas à extinção.


Palavras-chave
Família Paleontologia curiosidade fóssil Escavação Rinoceronte-girafa

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais