Família

Efeito do coronavírus ao redor do mundo

Getty Images

Publicado em 12/03/2020, às 16h26 - Atualizado em 20/03/2020, às 14h29 por Helena Leite


Compartilhe:


Pessoas devem se proteger do novo vírus (Foto: Getty Images)

O coronavírus está se espalhando cada vez mais rápido. Metade dos países com a doença registrou o primeiro caso nos últimos 10 dias, até esta terça (11 de março), 109 países tinham casos confirmados, sem contar a China. Entre eles 56 foram atingidos em março. A doença tem se espalhado bruscamente e diversos países estão tomando algumas medidas para evitar o aumento das transmissões.

No Brasil, muitas escolas e faculdades cancelaram as aulas. Alguns show, festas e eventos também foram cancelados ou adiados. Ao redor do mundo, alguns países estão tomando medidas um pouco mais radicais. Na China – local onde o vírus se iniciou – cidades inteiras ficaram isoladas e o transporte público foi totalmente interrompido.

Na Itália, serviços não considerados essenciais, como, por exemplo, bares e restaurantes, foram suspensos em todo o país. A França anunciou o fechamento de escolas e universidades. Na Europa no geral, as pessoas estão se aglomerando e fazendo filas gigantescas para garantir o abastecimento das casas caso haja a necessidade de ficar em quarentena – você provavelmente já recebeu algum vídeo mostrando essa realidade em seu WhatsApp.

O vírus adentrou presídios no Irã e, depois da confirmação de infecções entre os detentos, mais de 70 mil presos foram soltos. Os Estados Unidos proibiram a entrada de pessoas vindas da Europa no país caso elas não tenham residência no país. A Coreia do Norte incentivou ativamente empresas a adotar o trabalho remoto (home office).

Especialistas explicarem que, num cenário como esse, ações extremas são justificáveis. Segundo eles, o principal objetivo é controlar a velocidade com que o vírus se espalha.

Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus (2019-nCoV) provavelmente é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China. Para se prevenir, a recomendação do Ministério da Saúde é a mesma feita para a prevenção de infecções respiratórias agudas. São elas:

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Comportamento Saúde Notícias coronavírus

Leia também

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer