Família

Ciclone Bomba avança pelo Brasil: veja o que pode acontecer e por onde ele vai passar

Resultado do ciclone bomba na região sul (Foto: reprodução /

Publicado em 01/07/2020, às 07h35 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Resultado do ciclone bomba na região sul (Foto: reprodução / Twitter)

Até o final da noite desta quarta-feira, 1º de julho, os efeitos do Ciclone Bomba poderão atingir estados até o nordeste do Brasil, de acordo com o comunicado oficial da Marinha. Segundo as Forças Armadas, os ventos da faixa litorânea de São Paulo e Rio de Janeiro devem chegar até 88 km/h.

Em alto mar, o vendaval poderá promover ondas de três a quatro metros de altura, entre o Rio de Janeiro e a Bahia, ao sul de Caravelas, de quarta-feira, 1º de julho, até sexta-feira, 3 de julho. Ainda segundo a Marinha, uma frente fria está se aproximando e pode trazer com ela rajadas de vento de 74km/h da faixa norte de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, indo até o sul de Guarapari, no Espírito Santo.

A região sul do país está em alerta (Foto: reprodução / Instagram @sc,praias)

Na região sul do país a situação ainda é crítica. Após causar mortes e estragos durante o vendaval, nesta quarta-feira os vendos em algumas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem chegar a 130 km/h de acordo com a MetSul Meteorologia.

Veja o que aconteceu na terça-feira, 30 de junho:

Entenda

Muitas pessoas da região sul do Brasil estão preocupadas com o surgimento de um ciclone extratropical intenso, também conhecido como “ciclone bomba”. O fenômeno pode causar pancadas de chuva e vento forte.

Segundo a Somar Meteorologia, o Rio Grande do Sul será atingido nesta terça, 30 de junho, e na quarta-feira, 1 de julho. “O ciclone está se formando sobre a costa do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, ele dá origem a uma frente fria. Ele favorece a chuva intensa, ventos mais intensos, depois vai embora”, disse Gabriele Golart, meteorologista, ao G1.

Os moradores da região devem ficar atentos (Foto: Getty Images)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também divulgou um boletim, o ciclo sobre o oceano Atlântico, na costa do estado, também pode causar vento fortes, próximo dos 100km/h.

O que é um ciclone?

De acordo com o portal Mundo Educação, “os ciclones representam grandes massas de ar que realizam um movimento giratório, podendo deslocar-se de uma região para outra. De maneira simples, pode-se dizer que os ciclones são grandes massas de ar bastante carregadas de umidade capazes de provocar chuvas torrenciais ao redor de um centro de baixa pressão atmosférica”.


Palavras-chave
Família Notícias Ciclone Bomba Vendaval

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’