Família

Casos de dengue aumentam 95% no Brasil em comparação ao ano passado

Getty Images

Publicado em 20/04/2022, às 09h30 por Helena Leite


Compartilhe:


Dados do boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 20 de abril, mostram que os número de casos prováveis de dengue, em todo o país, aumentou 95% em relação ao mesmo período de 2021.

Segundo as informações divulgadas, quase 400 mil casos prováveis de dengue foram registrados, o que representa quase o dobro do número de casos do último ano. Neste ano, até o momento, são 184 casos para cada 100 mil habitantes.

Mas qual é o motivo desse aumento? Existem dois fatores que podem explicar essa situação. O primeiro é que a dengue é uma doença sazonal, que costuma aparecer mais em momentos de chuva e calor, ou seja, neste período do ano. Este ano, aliás, muitas regiões tiveram chuvas acima do esperado, o que favoreceu o acúmulo de água, situação propícia para o surgimento de focos do mosquito transmissor.

Casos de dengue aumentam 95% no Brasil em comparação ao ano passado (Foto: Getty Images)

Outro motivo possível é que, por estarem receosos com a possibilidade de ser covid-19, muitas pessoas que normalmente não iriam no médico com os sintomas de dengue, acabam buscando o atendimento.

Dengue X Ômicron

Os sintomas da dengue e da ômicron podem ser bem semelhantes. Justamente por isso, é importante saber diferenciar entre as duas para saber qual o tipo de teste procurar. Vale ressaltar que, em ambos os casos e sempre que a dúvida bater, o correto é procurar um médico para conseguir entender o que está acontecendo e qual a melhor forma de tratar. Veja abaixo os sintomas e diferenças entre as duas:

Sintomas da dengue

Sintomas da Ômicron

“Os sintomas da variante estão mais relacionados ao quadro original do coronavírus”, explica o dr.Filipe Prohaska, pai de Letícia e Luisa, infectologista da Oncoclínicas: quadro inflamatório gripal, congestão e secreção nasal sem comprometimento pulmonar, mas que em alguns casos pode haver necessidade de internação.

De acordo com Prohaska, a dificuldade em identificar a dengue de uma contaminação pela Ômicron acontece porque as doenças se manifestam de maneira parecida no começo dos ciclos. “Estamos em um período em que a dengue é muito comum. A evolução dos dois tende a ser diferente: a dengue dá dores no corpo de forma mais intensa junto com a febre, enquanto a covid-19 possui sintomas mais respiratórios e com a congestão nasal”.

Existem dois tipos de tratamento para a dengue, dependendo da manifestação dela no corpo do infectado: com medicação para aliviar a dor causada pela inflamação no corpo, aliado à hidratação rigorosa; e internação quando o quadro evolui para febre hemorrágica a partir do quinto dia de doença. “Nesse caso, o corpo dá sinais de alarme: dor de cabeça, queda de pressão, dores abdominais e falta de ar. É preciso ter muito cuidado”, enfatiza o especialista.

Prohaska reforça que a melhor maneira de identificar as doenças é realizando exames. Isso ajuda a fechar o quadro do diagnóstico e, dessa maneira, tratar cada problema de maneira adequada. Além disso, é preciso ficar atento com o acúmulo de água que facilita a criação do mosquito e propagação da dengue. Em tempos de chuva, certifique-se de eliminar pontos de água parada.


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde Aconteceu comigo casos dengue

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha