Família

Caso suspeito de hepatite aguda infantil é notificado pela Secretaria da Saúde em Minas Gerais

iStock

Publicado em 10/05/2022, às 18h19 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais falou na tarde desta terça-feira, 10 de maio, ao G1, que foi notificado em Juíz de Fora, um caso suspeito do tipo de hepatite aguda infantil, com causa ainda, desconhecida. O alerta sobre a doença nas crianças foi dado na última semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a Secretaria, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde registrou também um caso suspeito em Belo Horizonte. Esses dois casos estão sendo estudados a fundo para de fato, saber do que se trata.

Os casos de hepatite estão sendo investigados (Foto: iStock)

A doença é uma inflamação no fígado que pode ter inúmeras causas, desde uma infecção ou até mesmo, intoxicação por medicamentos ou drogas. Os sintomas que os suspeitos apresentaram são dor abdominal e vômitos, com alternação nas enzimas hepáticas.

Até a semana passada, foram registrados quatro casos suspeitos no Rio de Janeiro e três no Paraná. Agora, a investigação será também em Juíz de Fora e Belo Horizonte. Ao todo, em teor global, foram registrados 200 casos, e grande parte na Europa. Nos Estados Unidos são 109 sob investigação. O Panamá e a Argentina registraram o primeiro caso de cada país. A OMS vem monitorando os casos desde abril.

O que se sabe até agora sobre os casos de hepatite “misteriosa”

Ao menos 14 países ao redor do mundo registraram casos de hepatite aguda em crianças e adolescentes saudáveis. Segundo a OMS, cerca de 10% desses pacientes precisaram de transplante de fígado. Ainda de acordo com a organização, “muitos manifestaram sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos antes da apresentação com hepatite aguda grave e aumento dos níveis de enzimas hepáticas e icterícia. A maioria dos casos não apresentou febre”.

É importante destacar que a OMS descarta a relação entre os casos de hepatite com a vacina da covid-19 – são duas coisas distintas e que não possuem ligação entre si. A OMS acredita em três possíveis causas para o surto de hepatite ‘misteriosa’:

Já são suspeitas de hepatite aguda em pelo menos, 3 estados do país (Foto: Istock)

Palavras-chave
crianças doença alerta OMS hepatite Hepatite aguda Hepatite misteriosa

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas