Família

Caso raro! Filhote de tubarão-fantasma é encontrado por equipe de cientistas na costa da Nova Zelândia

Reprodução / Dr. Brit Finucci / Mirror UK

Publicado em 24/02/2022, às 13h33 - Atualizado em 01/03/2022, às 11h21 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Foi encontrado por cientistas da Nova Zelândia uma rara espécie de peixe no começo do mês. Chamado de tubarão-fantasma – ou quimeira – o animal é pouco conhecido principalmente por habitar o fundo do mar.

O que mais chamou a atenção dos cientistas foi o fato do tubarão ser recém-nascido e estar a pouco mais de 1km abaixo d´água próximo a Ilha Sul. Como essa espécie vive em uma maior profundidade no oceano, a aparição na superfície (e ainda sendo filhote) torna o caso atípico.

Os cientistas do Instituto Nacional de Pesquisa Aquática e Atmosférica coletaram o filhote e chegaram a conclusão que ele nasceu há pouco tempo por conta das características dele, afinal, a barriga ainda estava com gema de ovo. O grupo ainda disse que a descoberta do filhote de tubarão-fantasma irá auxiliar a compreensão dos estágios de vida da espécie, em especial o estágio juvenil.

Brit Finucci, cientista da equipe, falou em entrevista à BBC que o Tubarão-filhote foi encontrado por acaso, pois o grupo estava realizando uma equipe de arrasto de populações submarinas. “As espécies de águas profundas são geralmente difíceis de encontrar e, como os tubarões-fantasma em particular, tendem a ser bastante enigmáticas” completou a cientista.

Filhote de tubarão-fantasma é coletado na Ilha Sul da Nova Zelândia (Foto: Reprodução / Dr. Brit Finucci / Mirror UK)

“Encontrar o filhote nos ajuda a entender melhor a biologia e parte da ecologia da espécie”, falou Finucci. Ele também explicou na entrevista que os filhotes e os adultos da espécie podem viver em habitats diferentes, ter dietas diferentes e até mesmo a aparência se diferencia, fazendo então a descoberta da espécie se tornar mais rara.

Finucci finalizou a declaração falando sobre os próximos passos da equipe. “Vamos pegar uma pequena amostra de tecido e genética aleatória”, disse ela. “Então faremos um monte de morfometria ou medidas corporais, o que também nos ajudará a avaliar quais espécies estamos olhando”.

Os tubarões fantasmas são uma espécie de peixes que tem ligação com animais como raias e tubarões, mas não são considerados tubarões reais. Eles possuem estrutura cartilaginosa no esqueleto, passando uma imagem de animais misteriosos. Mesmo eles sendo pouco estudados e vistos com uma frequência menor – por viverem nas profundezas do mar –  alguns habitam a costa.


Palavras-chave
pfnoinsta estudos ciência oceano atípico espécie rara filhotes de tubarão

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador