Família

Casal adota criança autista que foi vítima de maus-tratos: “A adoção mudou a gente”

Arquivo Pessoal / Reprodução: Razões para Acreditar

Publicado em 14/03/2022, às 15h39 - Atualizado às 17h52 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Amanda e Rodrigo sempre sonharam em adotar um filho e em 2015 foi possível realizar esse sonho. O casal adotou Tamir que tinha 5 anos na época. No entanto, houve uma surpresa, pois o garoto tinha uma irmã, Tâmara. O que o casal não esperava é que não adotariam somente uma, mas sim, duas crianças. Os irmãos moravam num abrigo infantil por mais de dois anos e tinham contato com a família biológica até que as autoridades descobriram que as crianças tinham sofrido maus-tratos, então cortaram o vínculo.

Tamir sempre foi agitado a ponto de tomar sedativos para se acalmar. Tanto ele como Tamara sofreram maus-tratos então o pensamento dos cuidadores do orfanato era essa agitação do garoto tem ligação com ter sido maltratado. As famílias que chegavam no orfanato não aceitavam a proposta de adotar Tamir pela inquietação e por achar que ele tinha alguma “doença”. Foi descoberto depois de anos que o garoto tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Amanda relatou seu pensamento desde o início do processo de adoção para o portal Autismo em dia. “Eu sou professora, e sempre senti vontade de levar meus alunos para casa! Realmente tinha esse desejo de adotar, de cuidar. Eu casei, e não consegui engravidar. Não foram anos tentando, mas mesmo assim decidimos adotar” falou a mãe de Tamir e Tamara.

O casal com Tamir e Tamara (Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução: Razões para Acreditar)

Ela também disse sobre a conversa que o casal teve com a equipe do fórum de adoção. “A psicóloga alertou meu marido que ele tinha uma irmã de três anos, e imediatamente, ele disse que adotaria ela também. A partir daí, começamos o processo de aproximação”. No final da audiência Tamir e Tamara passaram pelo casal e falaram: “tchau pai, tchau mãe” e Amanda falou que a partir dali, ela já sabia que eles eram filhos dela e de Rodrigo. A professora conta que o processo de adoção foi rápido, até por que as crianças já tinham idade mais “tardia” para adoção e já estavam a muito tempo no abrigo.

Depois do processo, Amanda contou a reação ao descobrir o autismo do filho. “Eu sei que para muitos pais descobrir que têm um filho autista é algo difícil de lidar e que deixa muitos sem chão. Mas como já adotamos o Tamir sabendo que ele tinha algum comprometimento, para nós não foi assim. A gente só queria saber o que ele tinha mesmo e fomos atrás de respostas” disse Amanda. O laudo de Tamir é que o garoto de 11 anos tem autismo de grau II e síndrome alcoólica fetal, ou seja, um distúrbio que afeta o desenvolvimento do feto, causado pelo consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação do garoto.

Amanda engravidou após a adoção (Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução: Razões para Acreditar)

Depois da adoção, Amanda também engravidou e ela e o marido são pais de 3 crianças. “Eu sou pedagoga, mas abri mão do meu concurso público e carreira para me dedicar aos meus filhos. Depois da adoção, eu engravidei e fui presenteada com mais um menino, o Tobias. E se alguém tem alguma dúvida se tem diferença entre adotar e gerar, eu posso dizer que para mim, não tem diferença nenhuma” falou a mãe. Por fim, Amanda disse que aprendeu muito sobre adoção e o cuidado com pessoas autistas. “Nos tornamos mais solidários, procurando ajudar outros pais. A adoção transformou a gente. Não só eu e meu marido, mas a família toda, nossos parentes, todos. As crianças trouxeram vida para a família” finalizou ela.

autis


Palavras-chave
Família pfnoinsta crianças Adoção adoção de irmãos

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer