Família

Cão é adotado por empresa e ganha crachá de funcionário após ser devolvido pelo dono

Reprodução Vitoria Mikaelli / Prefeitura de Guararema

Publicado em 16/05/2021, às 09h55 - Atualizado às 09h58 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Em Guararema, município localizado no estado de São Paulo, um cão ganhou um emprego – com direito até a crachá! – no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade depois de ter sido devolvido para um abrigo de animais apenas um mês depois de ter sido adotado por uma pessoa.

Chamado de Assis, o cachorro é um pet de estimação superdócil e ativo. Agora no novo emprego, o cão tem ajudado muito os pacientes do CAPS onde “trabalha”: brinca, faz carinho e auxilia as pessoas em tratamento a desenvolverem e estabelecerem noções de vínculo por meio do afeto, responsabilidade e cuidado com aquele animal.

Assis é tão funcionário do CAPS que, inclusive, participa de reuniões importantes entre os profissionais que trabalham no local. Além de tudo, ele é determinado e não “brinca em serviço”: quem está com ele todos os dias garante que ele circula por toda a área do centro e presta atenção em tudo o que acontece ao redor dele.

Assis virou um funcionário do CAPS de Guararema (Foto: Reprodução Vitoria Mikaelli / Prefeitura de Guararema)

A ideia de adotar um pet para fazer parte do dia a dia da equipe do CAPS e seus pacientes já era antiga – e a devolução de Assis para o abrigo onde vivia antes de ser adotado pela primeira vez foi o estalo para que o projeto se tornasse realidade, adiado por algum tempo por causa da pandemia do novo coronavírus.

Jéssica Falco, assessora de saúde mental e coordenadora do CAPS não resistiu ao ver a publicação contando a história de vida do cãozinho e decidiu que era o momento de trazer um animal de estimação para circular pelo centro e alegrar o dia a dia de pacientes e trabalhadores do local. Com o nome completo de “Assistente”, Assis virou o xodó de todos.

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

Assis foi adotado pela equipe do CAPS após ser devolvido pelo seu primeiro dono (Foto: Reprodução Vitoria Mikaelli / Prefeitura de Guararema)

“Fizemos algumas adaptações, mas ele fica solto por aqui”, explica Jéssica, que contou que toda a rotina mudou após a chegada de Assis. “Todo mundo fica de olho nele e ele fica onde ele quer”. Dessa maneira, o pet de estimação circula por todos os cantos e se faz presente ativamente de reuniões, processos terapêuticos e dos grupos formados pelos pacientes. “Tudo o que ele ficar quietinho e puder participar, ele participa”.


Palavras-chave
Família Cachorro Animal de Estimação Adoção de pets CAPS

Leia também

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais