Família

Oferecer alimentação saudável em cantinas escolares ainda é um desafio

Entrevistamos Lara Folster, criadora da empresa Lanche&Co e embaixadora do Food Revolution

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

alimentacao-saudavel-escola

(Foto: Shutterstock)

 

Para a Pais&Filhos, a educação alimentar na vida da criança gera hábitos saudáveis. Por isso, fomos atrás de instituições de ensino e de projetos diferenciados que incorporam o tema ao aprendizado para elaborar uma reportagem para a edição de julho da nossa revista.

Uma das entrevistadas foi Lara Folster, mãe de Gael e Otto, e “mãedrasta” de Helena, Embaixadora do Food Revolution, projeto idealizado pelo chef britânico Jamie Oliver, que luta contra a obesidade infantil e aposta em levar a educação alimentar pra dentro das escolas. A empreendedora  abriu em 2012 a empresa Lanche&Co, especializada em fornecer refeições saudáveis às instituições. Veja abaixo a entrevista completa:

Anúncio

FECHAR
P&F – O tema é amplo permite várias abordagens.  Qual é a melhor forma de trazer isso para o mundo escolar das crianças?
Lara: Qualquer mudança traz desconforto. Tratando-se de mudar uma alimentação ruim que está enraizada na nossa cultura, principalmente dentro das escolas, que se tornou um comércio de comida de qualidade zero, foi um superdesafio no começo. Em algumas escolas ainda é um desafio!
Mesmo que a proposta da escola seja de alimentação saudável, trabalhando educação alimentar desde os primeiros anos de vida, ainda ouço famílias que querem que seus filhos bebam refrigerante e comam salgadinho na escola. Parece absurdo, mas existe! Com aquela velha história que eles devem aproveitar que são novos pra comer besteiras. Comida pra qualquer idade é colorida, fresca e feita na hora! Com muita conversa, provando a importância da alimentação em qualquer fase da vida, sempre conseguimos ótimos resultados. A parceria entre nossa empresa e a escola é fundamental.
P&F –  Funciona como serviço de cantina ou só o buffet de lanches servidos para alunos menores que ainda não trazem de casa ou compram na escola?

Lara – A Lanche&Co trabalha de diversas maneiras. Estilo self-service, com opções diárias em combos, cantina tradicional, kit lanche. Na realidade atendemos de acordo com o que a escola pede. Mas nosso diferencial é que tudo é feito diariamente na escola.
P&F – A indução de uma alimentação saudável desde infância é importante para que a criança evite certas tentações da cantina?

Lara – Quando a cantina da escola deixa de ser um comércio de comida ruim e passa a ser mais uma vertente de aprendizado, se tornando um centro de educação alimentar, não oferecendo alimentos de calorias vazias e cheias de açúcar, automaticamente as crianças começam a ver a comida saudável com outros olhos. Ela é deliciosa, fresca e diversa. Estudamos continuamente para agradar desde o paladar dos bebês até os adolescentes do ensino médio.

P&F – Além da comida saudável, é importante que haja variedade, para agradar um grande número de pessoas e também oferecer um novo conhecimento de sabores e, assim, expandir o paladar da criança?

Lara – Nosso cardápio é diverso! Repetimos apenas os “queridinhos” Lanche&Co. Como trabalhamos com os insumos na safra alta, nossa variedade é grande, e temos opções variadas diárias. A experimentação é muito importante. Nossas nutricionistas fixas nas unidades fazem o trabalho de formiguinha com os alunos que tem mais dificuldade de aceitar o suco natural, por exemplo. Como estão acostumados ao suco de caixinha, no começo do ano, fazemos um trabalho intenso. Depois de alguns dias, já preferem o suco direto da fruta.

P&F – Quais são os principais aprendizados que podem vir de dentro da cantina?

Lara – O alimento é nosso combustível e como nos alimentamos, somos. Alimentar-se vai além de matar a fome. É um ato politico também. Nos alimentando de forma consciente nos traz a ideia do que pode acontecer conosco e com o mundo, o que queremos dele, o que fazemos com ele.

Nós não fazemos nada durante toda a nossa vida, em todas as fases, em qualquer lugar do mundo, além de nos alimentar.  Façamos isso com consciência! A Lanche&Co existe pra dar aquele empurrãozinho.

*Por Alice Musetti, filha de Thais e Paulo

Leia também

Como alimentar seu filho em cada fase da infância

Alimentação saudável na infância: saiba como criar regras simples

Cantinas escolares substituem doces e salgados por pratos saudáveis