Família

Câncer de mama pode ser diagnosticado em até 5 minutos por robô desenvolvido na Inglaterra

O câncer de mama é o segundo mais recorrente em pessoas no Brasil, segundo o Inca - Freepik
Freepik

Publicado em 05/10/2023, às 10h41 - Atualizado às 11h26 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


Um robô com cinco “dedos” foi desenvolvido na Universidade de Bristol, na Inglaterra, com o objetivo de ser usado para procurar caroços nas mamas de pessoas que podem vir a esquecer de realizar as checagens anuais, ou que então não confiam no auto exame.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), atrás apenas do câncer de pele não melanoma, o tumor maligno nas mamas está em segundo lugar dentre os com maior incidência no Brasil. E, com o mecanismo, dentro de 10 a 12 minutos o exame completo poderia ser feito.

Câncer de mama, prevenção ao câncer de mama, outubro rosa, mulher com as mãos no seio, mulher fazendo auto exame de câncer de mama
O câncer de mama é o segundo mais recorrente em pessoas no Brasil, segundo o Inca (Foto: Freepik)

Os engenheiros, porém, desejam diminuir esse tempo para menos de cinco minutos. Em um seio de silicone, o dispositivo robótico encontrou o caroço colocado a 2 cm abaixo da superfície para a realização do teste. Agora, para ter a garantia de que ele será capaz de atender formatos de seios diversos, ele seguirá em fase de testes.

Com cinco “dedos”, que na verdade são alavancas de silicone com articulações com flexibilidade e pressão que garantem semelhança à mão humana, os movimentos para frente e para trás são gerenciados por um algoritmo e cada “dedo” cobre aproximadamente um quinto da superfície do seio.

Robô exame de mama, mamografia, robô exame de toque nos seios, câncer de mama, prevenção ao câncer de mama, outubro rosa
Engenheiros da Universidade de Bristol, da Inglaterra, desenvolveram um dispositivo robótico para realizar o auto exame com maior eficiência (Foto: Divulgação/George Jenkinson)

O desenvolvimento do dispositivo robótico custa 200 libras esterlinas, o equivalente a R$ 1,2 mil e um estudo feito com 155 pessoas que têm mamas revelou que 92% permitiriam que o objetivo tecnológico realizasse o seu exame. O engenheiro líder do projeto, George Jenkinson, declarou que se os testes forem concluídos com sucesso, o robô será disponibilizado em centros comerciais e de saúde.

Prevenção

Câncer de mama é mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres) (IARC, 2020).

O INCA também estima que 704 mil novos casos da doença devem surgir anualmente no Brasil até 2025, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com 70% da incidência.

Mulheres se unem contra o câncer de mama
O diagnóstico precoce faz toda a diferença (Foto: Freepik)

Priscila Beatriz Oliveira dos Santos, mastologista e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, orienta que realizar exames de rotina é uma forma de identificar o problema cedo: “É sempre bom ressaltar que a mamografia é essencial para o diagnóstico precoce. Por isso, não deixe de realizá-la, já que este exame pode diminuir a mortalidade em até 30%, quando feito periodicamente”.

O câncer de mama é o tumor mais frequente entre as mulheres

Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Ibope Inteligência, a pedido da Pfizer, felizmente, cerca de 72% das mulheres entrevistadas vão ao ginecologistaou mastologista pelo menos uma vez ao ano. Entretanto, uma a cada quatro disseram que não falam com o médico sobre prevenção e não recebem orientações sobre a importância de um checkup anual ou de como realizar o autoexame.

Quais sinais preciso ficar de olho?

  • Edema da pele
  • Inchaço em uma parte ou em toda a mama, mesmo que não seja um nódulo
  • Vermelhidão na pele
  • Assimetria das mamas
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
  • Secreção saindo pelos mamilos
  • Dor no mamilo ou na mama

É possível prevenir?

O câncer de mama, a partir de uma prevenção primária, pode estar relacionado à fatores hereditários e também àqueles que são modificados com o tempo como, por exemplo, inatividade física, consumo de álcool, terapia de reposição hormonal e excesso de peso corporal, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Na maioria dos casos de tumor na mama, cerca de 90% a 95% não estão associados a causas genéticas. A partir de hábitos de vida mais saudáveis, com uma alimentação adequada, nutrição e prática regular de exercícios, os riscos do desenvolvimento da doença podem ser diminuídos. Além disso, é recomendado também a amamentação como um fator protetor, segundo o instituto.

É importante manter consultas e exames em dia todo ano (Foto: Shutterstock)

Autoexame: como fazer?

De acordo com as orientações do Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC), o autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. Existem duas formas de fazer o autoexame, são elas:

No chuveiro ou deitada:

  • Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda a mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.

Diante do espelho:

  • Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico
  • Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Observe se há qualquer alteração
  • Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos e de secreções mamárias não significa necessariamente a existência de câncer.

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

A bebê passou por uma onda de calor de 48,9° - (Foto: Reprodução/ Facebook)

Família

Bebê de 4 meses morre em passeio após passar por calor de quase 49°

Carlinhos Maia disse que quer ter o primeiro filho com o marido - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Carlinhos Maia fala sobre primeiro filho com o marido: “Estou com cabeça de grávida”

Raffa Justus vai dançar valsa com o padastro na sua festa de 15 anos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafaella Justus foge do modelo tradicional para a festa de 15 anos

O menino de apenas dois anos aprendeu três idiomas - (Foto: Arquivo pessoal)

Família

Menino baiano que leu e escreveu com apenas 1 ano aprende inglês, russo e coreano aos 2 anos

Tainá Castro é ex do atual de Karoline Lima - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Éder Militão se casa longe dos holofotes com Tainá Castro, ex de Léo Pereira