Família

Cabe mais um aí?

Carro de família tem que ser assim: com um porta-malas em que caixa sempre mais uma coisinha. Veja qual combina melhor com o tamanho da sua bagagem

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Quando a gente tem filho, parece que imediatamente o carro fica pequeno. Para qualquer lugar que vá, a família tem que levar, no mínimo, a cadeirinha e o carrinho. Se for viajar, então, a tralha parece que não tem fim. Para entender melhor o que cabe nos carros de família, mostramos aqui alguns dos modelos do mercado e a quantidade de bagagem que eles acomodam nos porta-malas. Se você já está pensando em trocar o seu carro, veja qual combina mais com o que você costuma levar.

Fiat Freemont Precision

Anúncio

FECHAR

O porta-malas do Freemont tem espaço para as malas do bebê e da avó. Na versão Precision, vem com o sistema child booster, para as crianças que ultrapassaram a fase das cadeirinhas usarem o cinto de segurança do carro: puxando uma cinta na parte central dos bancos laterais da segunda fileira, os assentos se elevam em 10 cm. Os bancos traseiros também têm o sistema Isofix – fixação especial para cadeirinhas de bebê, que, além de mais segura, pode ser solta com apenas um botão.

Nissan Livina


O Nissan Livina leva com conforto mãe, pai e bebê e as respectivas bagagens, sem precisar rebater bancos. Além do porta-malas de 449 litros, tem espaço interno para mamadeiras, copinhos e garrafas d’água para a viagem. São quatro porta-copos, dois dianteiros e dois traseiros, no console central. Uma tomada 12 V no mesmo console permite ligar um aquecedor de mamadeiras portátil, além de carregar a bateria do iPad ou celular para o filho se distrair. O tamanho das portas ajuda na hora de instalar cadeirinhas de bebê ou boosters no banco traseiro. Uma vez instalados, a segurança é garantida por alguns dispositivos: as portas travam automaticamente assim que o carro entra em movimento e, se por acaso uma delas ficar aberta, um alarme sonoro de advertência dispara no painel.

Nas versões 1.6 S MT e 1.8 S AT, tem rádio/CD player com função MP3, SD Card, entrada auxiliar, conexão para iPod e quatro alto-falantes, para ouvir os hits infantis preferidos da família durante a viagem.

Honda CR-V


O porta-malas já é grande, mas, se for preciso mais espaço, ainda é possível rebater um dos bancos traseiros (com um toque), deixando os outros dois para o bebê e a babá. O console central tem espaço para um lanchinho no porta-objetos e três porta-copos, além de outros dois no descansa-braço. O painel tem conexão USB para MP3 player e iPod, iPhone ou iPad.Os vidros elétricos do tipo um toque têm sistema antiesmagamento para preservar dedinhos curiosos. As janelas têm trava de segurança central e as portas traseiras, trava para crianças.

Não vem de fábrica, mas é bom saber: a Honda tem uma linha de cadeirinhas, organizadores de bagagem e outros acessórios projetados especialmente para o CR-V, chamada Honda Access, que podem ser comprados separadamente nas concessionárias ou pelo site.

Hyundai Santa Fe


Na Santa Fe de sete lugares cabem os quatro filhos do casal, a babá e até o cachorro. A segunda fileira de bancos tem fixações para duas cadeirinhas de bebê com sistema Isofix. As portas traseiras têm travas de segurança para crianças e o banco traseiro tem apoio de braço central com porta-copos. O painel central tem um sistema multimídia para entreter a família.

Mitsubishi Outlander


A segunda fileira de bancos tem dois pontos para fixação de cadeirinhas de bebê com sistema Isofix. Os bancos traseiros são reclináveis e têm descanso de braço com porta-copos. As portas têm porta-garrafas.

No painel, o sistema multimídia tem entrada USB com interface para iPhone/iPod. O travamento das portas é central. O sistema Power Tailgate permite abrir e fechar o porta-malas sem as mãos, com sensor antiesmagamento, para proteger os dedinhos infantis.

Toyota Rav4


Pais com um bebê e uma criança viajam bem no Toyota RAV4. Os bancos traseiros são rebatíveis e, se for preciso levar mais que os  525 litros do porta-malas, é possível baixar um deles para caber ainda mais coisa, sem precisar desalojar as crianças dos assentos ao lado. O encosto da segunda fileira de bancos também é inclinável, para facilitar a soneca do filho mais velho no booster.

Tem quatro porta-copos, além de porta-objetos nas portas. O painel central conta com tela sensível ao toque e conexões USB e AUX, também compatível com iPod e iPhone. As portas traseiras têm trava de segurança para crianças.

Volkswagen Touareg


Além do sistema Isofix de fixação de assento infantil e dos dois porta-copos no console central, o destaque do Touareg são os equipamentos de segurança, como o sistema de airbag para cabeça para os ocupantes da frente e de trás. Nos bancos da frente eles são inclusive laterais. O dispositivo de segurança para crianças das portas de trás é comandado a partir do banco do motorista.

Para manobras em marcha a ré, a tela do painel mostra a imagem da câmera de visão traseira, no sistema “Rear Assist”. A iluminação da área dos pés na frente e atrás ajuda na hora de procurar brinquedos e outros objetos que as crianças deixam cair.

Ford Edge


Além da capacidade, o porta-malas oferece maior conforto aos passageiros com o sistema eletrônico de abertura e fechamento (Power Liftgate). Tem duas telas de LCD configuráveis de 4,2 polegadas no painel de instrumentos, controladas por botões no volante. Em caso de acidente, as portas são destravadas automaticamente e luzes de emergência se acendem. Um Sistema de Classificação do Ocupante otimiza o uso do air bag pelo peso dos passageiros sentados nos bancos.