Família

Bullet journal: como fazer o seu

Leonardo Montanher/Travel Storytellers

Publicado em 07/04/2017, às 12h23 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h29 por Adriana Cury


Compartilhe:


Vivemos em um mundo digital, mas há quem precise de uma folha de papel em branco para conseguir organizar suas ideias e compromissos. Ryder Carroll, um designer nova iorquino, passou quase 20 anos de sua vida tentando desenvolver um método para organizar suas tarefas e pensamentos, que antes ficavam espalhadas em papeis diversos. E ele conseguiu: criou o Bullet Journal, um sistema que, como ele mesmo define, ajuda a acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro. 

Por ser totalmente personalizável, o bullet journal caiu no gosto das pessoas. Em redes sociais como Instagram e Pinterest você encontra os mais diversos modelos, dos super elaborados aos simples e práticos. O importante é que ele tenha a sua cara e te ajude a administrar melhor o tempo entre filhos, trabalho e outros afazeres.

Se você tem curiosidade sobre o bullet journal, trazemos o passo a passo elaborado pelo blog Travel Storytellers para você criar o seu. Vamos lá?

Caderno – dois fatores devem ser levados em consideração na escolha do caderno para o bujo: durabilidade e adequação com o seu estilo. É preciso que seja um caderno que você goste e se sinta confortável para trabalhar: não adianta escolher um modelo quadriculado se você lida melhor com páginas lisas ou com linhas. 

Índice e legendas – as duas primeiras páginas do seu Bullet Journal devem conter o índice e as legendas que você vai usar para identificar suas anotações. Cada nova página do bujo deve ser numerada e adicionada ao índice, assim fica mais rápido encontrar o que você precisa.

Quanto às legendas o sistema criado por Carroll estabelece alguns pontos básicos:

[ponto] – tarefa

[bolinha] – evento ou compromisso

[ponto com xis em cima] – tarefa concluída

[ponto com setinha] – tarefa adiada

Monthly Log – em uma página coloque todos os dias do mês, números e dias da semana. Use essa página para registrar o principal evento ou tarefa daquele dia e se planejar para o mês que está começando.

Trackers – o Bullet Journal pode te ajudar a atingir metas, seja ler mais livros ou beber mais água. Os trackers são rankings quadriculados que você irá preencher conforme cumprir determinada tarefa em um dia. Ao final de um mês – ou até antes – você terá ideia do quanto tem se esforçado em cada uma delas e em quais precisa de um reforço.

Diary Log – esta parte vai ser essencialmente a sua agenda. Liste seus eventos e tarefas do dia usando as legendas criadas. Ao final de cada dia, marque com xis as tarefas concluídas ou com seta aquelas que mudaram de data. Também risque as que se tornaram irrelevantes.

Preparado para criar o seu? Monte e compartilhe com a gente!


Palavras-chave
Agenda

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas