Família

Brasileira que vive na Espanha faz desabafo: “É um choque ver tantas pessoas morrerem”

arquivo pessoal

Publicado em 31/03/2020, às 16h39 - Atualizado em 01/04/2020, às 11h15 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A Espanha é o segundo país com mais mortes pela doença (Foto: arquivo pessoal)

“Aqui na Espanha, as pessoas não achavam que a situação ia ser tão grave”, foi assim que a jornalista Andressa Isfer, de 23 anos, filha de Roseli e Eduardo, começou a conversa sobre como as pessoas estão lidando com a disseminação do coronavírus na Espanha. O país já registra mais de 8 mil casos de vítimas fatais pela covid-19, ficando atrás, somente, da Itália, que ultrapassou a marca de 11 mil mortes. 

A Pais&Filhos conversou com exclusividade com Andressa, que está morando e estudando em Barcelona. Ela contou sobre a mudança na realidade do país, como as pessoas estão lidando com crise, falou dos problemas familiares e outras medidas que mudaram a vida dos cidadãos espanhóis. 

Andressa contou que, assim como no Brasil, a Espanha está fazendo uma quarentena horizontal, ou seja, mantendo todas as pessoas em isolamento. Segundo ela, muitas coisas afetaram a cidade. O turismo, uma das principais atividades do local, foi seriamente afetado.

Vale ressaltar que as fronteiras externas do país estão fechadas, e que assim como essa, diversas outras medidas foram tomadas para evitar a propagação do vírus. “Tudo fechou, os principais pontos turísticos, até a Sagrada família”, conta. 

O país já registra mais de 8 mil casos  (Foto: arquivo pessoal)

Ao falar sobre as medidas adotadas pelas autoridades do país, ela contou: “Primeiramente o governo suspendeu as aulas e decretou estado de emergência, mas ninguém entendia muito bem o que era isso. Um dia depois da ação, eu saí na rua e estava tudo lotado, funcionando normalmente. Foi quando o governo decretou quarentena obrigatória para a população. Acho que nem eu acreditava que a situação estava tão complicada”. 

Além disso, ela relatou que recentemente as pessoas começaram a ficar amedrontadas – se antes todos achavam que era algo simples, depois dos números de contagiados e de mortos subindo, os cidadãos começaram a entender a gravidade da situação. 

Andressa ressaltou como muitas famílias estão sendo afetadas. Ela disse que os familiares das pessoas mortas pelo coronavírus não podem fazer um funeral para o parente e não podem enterrar os corpos, eles não têm certeza se o vírus pode se espalhar desta forma.

Então, as vítimas estão sendo cremadas e as pessoas não podem se encontrar e nem se abraçar para chorar pela morte do ente querido. As coisas estão muito tristes. Por essas e mais razões a estudantes deixa claro aos brasileiros: “É um choque ver muitas pessoas morrerem, ninguém sabe o dia de amanhã. A preocupação é necessária, vale lembrar que se preocupar é diferente de se desesperar, mas é tudo incerto, não frequentem aglomerações”, pede. 

Andressa tem 23 anos (Foto: arquivo pessoal)

Quando ela comentou sobre o confinamento, que assim como no Brasil, eles estão buscando ficar em casa e sair o mínimo possível. A jornalista conta que acha os espanhóis muitos parecidos com os brasileiros. “Uma das coisas que os brasileiros e os espanhóis têm em comum é o senso de humor. Eu acho essencial para deixar as coisas menos tensas. Aqui as pessoas são muito criativas, elas saem às 20h todos os dias nas sacadas dos prédios para aplaudir. Depois, muitos colocam música e dançam a distância. O legal é que todos estão agindo com esperança e otimismo”. 

A estudante tem uma página no Instagram em que mostra a rotina diária em Barcelona. Clique aqui para ver as atualizações de Andressa 

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde Notícias Educação Desenvolvimento coronavírus

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar