Família

Brasil registra queda da mortalidade feminina

Publicado em 22/10/2012, às 22h00 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


23/10/2012

Segundo dados divulgados pelos estudos do Saúde Brasil, publicação do Ministério da Saúde, o Brasil reduziu em 12% a mortalidade feminina nos últimos dez anos. O índice de 4,24 óbitos por 100 mil mulheres caiu para 3,72.

A maior redução foi notada na região Sul do país, com 14,6%, seguida da região Sudeste (14,3%). As regiões Nordeste e Norte apresentaram os menores índices com 9,1% e 6,8%, respectivamente. Já o Centro-Oeste obteve uma redução de 9,6%. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirma que a redução das taxas mostra a ampliação da assistência à mulher.

Entre as principais causas de mortalidade feminina estão as doenças do aparelho circulatório, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto, que aparecem em primeiro lugar representando 34,2%. Essas doenças têm como fatores de risco a falta de atividades físicas e uma dieta rica em gordura saturada, aumentando o nível de colesterol e hipertensão.

As neoplastias – deformações nas células – representaram a segunda maior proporção de óbitos em mulheres em 2010. Neste grupo, o câncer de mama tem o maior índice (2,8%), depois vem o câncer de pulmão (1,8%) e câncer de colo do útero (1,1%).

O estudo ainda revela que entre 2000 a 2010, a taxa de fecundidade geral no Brasil caiu de 2,38 para 1,9 filhos por mulher. A taxa de mortalidade materna teve uma queda de 50% nos últimos 20 anos. Como parte do planejamento para seguir na redução desses índices, o Ministério da Saúde lançou a Rede Cegonha, que oferece assistência à mulher e ao bebê.


Palavras-chave

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"