Família

Bom companheiro

As crianças têm boas razões para adorarem seus pets: eles ensinam, divertem e fazem companhia

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Todo mundo sabe que crianças amam animais. Uma passadinha rápida pelo quarto do seu filho vai te lembrar o quanto estão presentes em livros, filmes, músicas, brinquedos, objetos de decoração e roupas infantis. Na vida real, a quantidade de dinheiro que nós gastamos nos pets praticamente dobrou nos últimos 10 anos, chegando aos 38 bilhões de dólares nos Estados Unidos, de acordo com a Associação Americana de Produtos Manufaturados para Pet. Esse número supera o setor de brinquedos (US$ 23 bilhões) e indústria de doces (US$ 24 bilhões).

No todo, uma estimativa calcula que 4 entre 10 crianças começam sua vida numa família com animais domésticos, e mais de 90% de todas as crianças vivem com um animal em algum momento de sua infância, disse Gail F. Melson, professor emérito de estudos em desenvolvimento da Universidade de Purdue, autor de Why the Wild Things Are: Animals in the Lives of Children.

Anúncio

FECHAR

Quando crescemos com um cachorro, nós sempre lembramos as aventuras vividas com ele e desejamos que nossos filhos tenham a mesma boa experiência de crescer e se desenvolver com um “melhor amigo”. Além de fazer companhia, os cachorros podem ensinar nossos filhos a ter responsabilidade, empatia… A presença de animais em casa ajuda a promover seu desenvolvimento emocional, cognitivo, social e físico.

Como os cachorros ensinam

Algumas crianças gostam de ensinar seu animal de estimação lendo histórias, mostrando-lhes figuras etc. Isso é comum, de acordo com Mary Jalongo, professora na Universidade Indiana da Pensilvânia, Estados Unidos, autora do livro The World of Children and Their Companion Animals. Os educadores sabem há muito tempo que trazer animais para terapia (principalmente cães) em escolas ajuda as crianças com problemas de desenvolvimento no aprender. Agora, estão descobrindo que todas as crianças podem se beneficiar da presença de um pet.

Em um estudo, as crianças leram um texto na frente de um colega, de um adulto e de um cachorro; ao medir o nível de estresse das crianças, os especialistas perceberam que elas ficam mais relaxadas quando leem para animais, não para humanos. “Ler para um animal é muito mais atraente para uma criança”, diz Mary.

Como os cachorros promovem conforto

Em outro estudo, as crianças foram questionadas sobre qual conselho dariam aos coleguinhas menos populares para fazer amigos. A maioria delas respondeu: tenha um animal de estimação! Para elas, o animal é algo comum, um interesse a ser compartilhado com outras crianças. Os animais também são uma grande fonte de conforto. Dr. Gail perguntou a um grupo de crianças de 5 anos de idade que têm animais o que elas faziam quando se sentiam tristes, com raiva, com medo, ou quando tinham um segredo para compartilhar. Mais de 40% mencionaram que procuravam seus animais. Sim, o cachorro é mesmo o melhor amigo do homem.

Como animais de estimação unem mais a família

Um dos maiores benefícios de ter um cachorro é, para muitas pessoas, inesperado: eles podem ajudar as famílias a se unir. Isso acontece porque um animal de estimação é, muitas vezes, o foco das atividades das famílias quando estão todos juntos. Todo mundo leva o cachorro para passear, ou prepara os alimentos, brinca com ele… Há ainda benefícios de simplesmente assistir ao cachorro perseguindo seu rabo ou a brincadeira clássica de buscar a bolinha. Passar tempo com o pet oferece o maravilhoso potencial de desacelerar um pouco das atividades do dia a dia, relaxar. Se alguém perguntar o que você está fazendo, pode responder “nada, apenas me divertido com minha família – e meu cachorro!” E tem coisa melhor?

Outros benefícios dos pets

• Eles ensinam a criança a cuidar, educar, alimentar;

• Ter vários animais diminui a chance de desenvolver alergias comuns;

• Expor as crianças cedo aos animais pode reduzir o risco de desenvolver asma.