Família

Boa notícia: fila de testes de coronavírus em São Paulo está zerada!

Getty Images

Publicado em 22/04/2020, às 13h02 por Camila Montino


Compartilhe:


A fila de testes foi zerada em São Paulo (Foto: Getty Images)

Na última terça-feira, 21 de abril, segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, a fila de testes de coronavírus que aguardam análise no estado de São Paulo foi zerada. O cumprimento da meta foi feito dois dias antes do previsto, segundo anunciado na coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo, nesta quarta-feira, 22 de abril.

O resultado dos testes pode mudar o número oficial de mortos caso o resultado do teste seja positivo para coronavírus, que até esta terça-feira, 21 de abril, o estado de São Paulo registrava 1093 mortos.

Segundo Bruno Covas, desde que a Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Covid-19 de São Paulo, coordenada pelo Instituto Butantan foi oficializada no dia 4 de abril, já foram feitos 35,6 mil testes em 38 laboratórios.

A fila chegou a ser de 17 mil exames. “Desses 17 mil, zeramos ontem, ou seja, não existe mais 17 mil. E temos uma notícia melhor. Realizamos desde [a quinta] dia 9, 24 mil exames. Realizamos os 17 (mil) e batemos na casa de 24 mil. No dia 9 tínhamos 11 mil testes feitos, hoje temos 35,6 mil testes feitos”, afirmou Covas segundo o G1.

De acordo com o diretor, desde a semana passada, os laboratórios do estado de São Paulo não demoram mais do que 48 horas para emitir o resultado dos exames para coronavírus. “O teste diagnóstico, o teste de acompanhamento é um componente dinâmico e importante na fotografia da epidemia. Então nós temos o compromisso de gerar o resultado desses exames rapidamente. Desde a semana passada não demora mais do que 48 horas para a emissão do resultado. Meta cumprida, vamos em frente “, disse Covas.

Entretanto, Dimas ressaltou na terça-feira, 21 de abril, que muitas amostras estão chegando com problemas ou por falha na coleta de material ou por contaminação durante o armazenamento ou transporte até os laboratórios. Por isso, podem sere consideradas inconsistentes, e não será possível chegar a um resultado porque as amostras estão inadequadas para fazer análise laboratorial, informou Covas.
Os motivos são os mais variados, como falta de material, falha de coleta do material, contaminação na coleta ou no transporte e até mesmo erro no registro da amostra, como falta de informações sobre paciente e a origem do material. De todas as possibilidades de testes analisados na rede pública estadual de Covid-19, a estimativa oficial é de que de 7 a 8% deles são descartados por serem considerados “inconsistentes”, segundo Dimas Covas.
Dos 38 laboratórios habilitados, 12 operam com sua capacidade máxima. O número total de laboratórios inclui os públicos, privados e universitários, e a unidade do próprio Butantan.

Palavras-chave
Saúde Notícias Exames e vacinas Boa notícia coronavírus covid-19

Leia também

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

Após 3 anos no hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta