Publicado em 14/08/2024, às 13h46 por Ana Luiza Messenberg, Filha de Carlos e Sonia
Uma superbactéria hipervirulenta, com potencial para desencadear a próxima pandemia, foi identificada em pelo menos 16 países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre a Klebsiella pneumoniae, um patógeno pouco conhecido, mas de alto risco.
A bactéria foi encontrada no Reino Unido, EUA, Argélia, Argentina, Austrália, Canadá, Camboja, China, Índia, Irã, Japão, Omã, Papua Nova Guiné, Filipinas, Suíça e Tailândia. Em 12 desses países, incluindo o Reino Unido, foi relatada uma cepa específica que se tornou resistente a todos os antibióticos disponíveis.
Um relatório da OMS destacou a Klebsiella pneumoniae como um patógeno de ‘’alto risco’’ que pode resultar em uma próxima pandemia. As cepas desta bactéria são consideradas hipervirulentas em comparação às cepas clássicas porque têm uma maior capacidade de causar doenças graves em pessoas saudáveis e não apenas em grupos vulneráveis como idosos ou imunocomprometidos.
Além disso, conforme o relatório da OMS, este patógeno é resistente a medicamentos de última linha e possui uma alta capacidade de gerar surtos e infectar mais pessoas, aumentando as preocupações globais.
A Klebsiella pneumoniae é uma bactéria Gram-negativa que normalmente faz parte da flora do trato gastrointestinal humano. Contudo, quando fora de controle ou presente em outras partes do corpo, pode vir a ser patogênica e causar doenças graves.
Esta bactéria é uma das principais responsáveis por infecções encontradas em ambientes hospitalares e está associada a diversas doenças como pneumonia, infecções do trato urinário, septicemia e infecções de feridas.
O comitê de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) vai fazer uma reunião "o mais rápido possível" para discutir a necessidade de declarar o nível de alerta mais elevado para a epidemia de Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, que está se espalhando por diversos países africanos. O anúncio foi feito no começo de agosto pelo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
"Dada a propagação do mpox fora da República Democrática do Congo e a possibilidade de uma nova propagação internacional dentro e fora da África, decidi convocar um comitê de emergência para me aconselhar sobre se a epidemia constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional", declarou o diretor durante uma conferência de imprensa. Leia mais clicando aqui.
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Família
Deolane Bezerra adotou seu primeiro filho, Gilliard, aos 16 anos: "Ele estava sozinho"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Thaila Ayala se pronuncia após repercussão da fala de Priscila Fantin sobre ex e filho
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Homem tortura pai de 69 anos e publica vídeos do momento nas redes sociais
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo