Família

Após 35 anos sem estudar, avó concluí o ensino médio junto com o neto: “Estudar foi uma alegria”

Reprodução/Arquivo pessoal

Publicado em 23/03/2022, às 10h28 - Atualizado às 10h41 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Devido alguns percalços da vida, a Lídia Lopes parou de estudar enquanto era jovem. No entanto, o seu desejo de concluir o ensino médio nunca foi embora. Sendo assim, após 35 anos sem frequentar uma escola, a mulher decidiu retomar os estudos e se matriculou na mesma instituição que o neto de 20 anos, o Willans Oliveira. Ambos se formaram no início deste ano, após concluírem o 2º grau, em uma escola na cidade de Ananindeua, no Pará.

“Eu me casei muito cedo, parei de estudar para cuidar da minha família. Mas quando fui fazer a matrícula do meu neto no EJA (Educação de Jovens e Adultos), o diretor me perguntou se eu teria interesse em voltar a estudar e só pensei: ‘como voltar para a escola agora’?!”, disse Lídia, em entrevista ao R7.

Embora os questionamentos se fizessem presente nos pensamentos de Lígia, ela, com muita determinação, conversou com toda a família para expressar o desejo de voltar ao ensino médio. “Falei com meu marido, com os meus filhos e as minhas irmãs e todos me apoiaram, me incentivaram e meu neto ficou muito feliz, como criança que ganha um doce”, falou.

Neto e avó se formam juntos no ensino médio pelo EJA (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

A avó matriculou o neto no EJA, pois, o Willans foi diagnosticado com TDAH com apenas dois anos de idade. Por conta desse diagnóstico, durante toda a vida escolar do Willians, ele sofreu preconceito e bullying. Tais ataques fizeram com que o rapaz tivesse o desejo de abandonar a escola, sendo assim, ele teve que concluir o ensino médio pela Educação para Jovens e Adultos.

“Eu sempre cuidei do meu neto, aos 4 anos ele foi para a escola, eu levava os laudos na matrícula e, até ele completar 13 anos de idade, não tivemos problemas com a escola. Um dia, ele me perguntou se era doido, me disse que os meninos não queriam amizade e que sofria bullying. Aos 15 anos, Willans decidiu parar de estudar e eu respeitei a decisão dele”, complementou.

Os dois concluíram o ensino médio pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) pelo Sesi. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, os dois continuaram os estudos de maneira online.

“Estudar com meu neto foi uma alegria, ele fez amigos, me cobrava para estudar, para entregar as tarefas; muitas vezes eu terminava de lavar a louça e ele já estava me esperando para fazermos juntos as atividades. […] Agora, o meu sonho é ver meu neto trabalhando com computação, a área que ele pretende seguir”, finalizou.


Palavras-chave
Ensino Médio educação de jovens e adultos eja

Leia também

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"