Família

Amigdalite: como saber se é bacteriana ou viral, sintomas e qual o tratamento correto

Shutterstock

Publicado em 14/05/2021, às 14h57 - Atualizado em 17/05/2021, às 07h48 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


A amigdalite é uma inflamação nas tonsilas palativas, popularmente conhecidas como amigdalas, e que pode ou não estar acompanhada de uma infecção. Por vezes, o diagnóstico da doença como viral ou bacteriana pode ser muito difícil, então o recomendado é sempre buscar um otorrinolaringologista e não tomar medicamentos sem prescrição médica.

Qualquer pessoa que tenha as amigdalas está suscetível a sofrer com inflamações na região – sejam elas sem infecção ou com algum microorganismo atuando. O problema costuma ser mais comum em crianças e é muito importante tratar a amigdalite caso ela apareça para não haver a possibilidade de surgirem abcessos ou acontecer uma septicemia.

Tipos de inflamação que causam amigdalite

A amigdalite pode ser bacteriana ou viral e deve ser tratada com um especialista (Foto: Shutterstock)

Amigdalite bacteriana ou viral?

A amigdalite bacteriana é caracterizada por sintomas mais fortes e duradouros, além de presença de pus na garganta, e os microorganismos envolvidos no processo são bactérias do tipo estreptococo. Ela é tratada com o uso de antibióticos. Já a amigdalite viral tem os sintomas mais amenos, não apresenta pus, mas pode trazer sintomas como rouquidão, aftas ou inflamação na gengiva. Seu tratamento consiste em uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

Sintomas de amigdalite

Como tratar amigdalite

As inflamações com infecções podem ser tratadas por meio de antibióticos (no caso da bacteriana) ou analgésicos e anti-inflamatórios (em casos virais). Também é recomendado que a pessoa com o problema se hidrate muito, dê preferência para alimentos mais pastosos – uma vez que a garganta está sensível para deglutir – e inclua comidas ricas em vitamina C. Antes de começar a tomar medicações, sempre busque um especialista para ter o diagnóstico correto e prescrição de qual remédio tomar.

É possível prevenir as inflamações na amigdala?

Quando falamos sobre amigdalite bacteriana ou viral, a prevenção do problema consiste em medidas de higiene: evitar o contato com secreções de outra pessoa contaminada. No caso de inflamações sem infecção, vale evitar ingerir bebidas muito geladas e proteger a região.

A amigdalite é causada por inflamações, infecciosas ou não, nas amigdalas (Foto: Freepik)

Quando a cirurgia de retirar as amigdalas é indicada

Tratamento caseiro para amigdalite

Em casos de inflamação nas amigdalas, seja com ação de microorganismos ou não, o indicado é deixar os tratamentos caseiros de lado e buscar um especialista para fazer o melhor diagnóstico e indicar a maneira correta de cuidar do problema. Isso porque existe a possibilidade da inflamação piorar em algumas casos, além de causar traumas no local.

Amigdalite em crianças

O problema costuma ser mais comum em crianças por diversos motivos: dependendo da idade, elas tendem a colocar a mão em objetos partilhados e levar à boca; elas são mais sensíveis por causa do sistema imunológico em formação e, por isso, estão mais suscetíveis às inflamações; elas podem ter um aumento no tamanho das amigdalas por questões como a genética.

Fonte: dr. Jamal Azzam, otorrinolaringologista da Clínica Jamal e pai de Felipe e Camila


Palavras-chave
dor de garganta Amigdalite Amigdalite bacteriana Amigdalite viral Como tratar amigdalite Inflamação nas amigdalas Sintomas de amigdalite

Leia também

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura