Publicado em 22/06/2021, às 10h36 - Atualizado em 12/04/2023, às 14h25 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Basta um incômodo aqui, ou outro alí, para as aftas tirarem qualquer pai ou mãe dos eixos. Apesar de serem pequenas e surgirem em diversos pontos da boca, elas merecem atenção e cuidados específicos. Além disso, é muito importante ficar de olho quanto a saúde imunológica do seu filho!
Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, conversamos com a Dermatologista do Hospital San Gennaro, Dra. Mayla Carbone. A especialista contou ainda algumas dicas para amenizar esse incômodo em casa e a importância de buscar pela ajuda de um pediatra caso as aftas sejam de repetição.
Segundo a médica, é possível definir as aftas como: “lesões que são causadas por um processo inflamatório. Elas costumam ser pequenas e brancas, cercadas por áreas vermelhas e dolorosas. As aftas aparecem muitas vezes em regiões de lábios ou mucosas e podem ser confundidas com herpes”. Além disso, elas podem ser lesões únicas ou múltiplas, que podem vir acompanhadas de sintomas sistêmicos, como febree mal-estar.
A causa das aftas muitas vezes é incerta, mas a Dra. Mayla Carbone explica que elas podem estar associadas a algum problema do sistema imunológico. Por isso, é muito importante estar atento a sinais ligados a:
Geralmente, as aftas podem ser confundidas com sintomas gripais ou virais. Mas, apesar delas não serem graves, dependendo da frequência que aparecerem é importante buscar atendimento por um pediatra. Para identificar o problema, fique de olho se a criança apresenta:
Não! “Apesar de serem confundidas com herpes, as aftas doem muito nos primeiros dias de aparecimento, porque são ulcerações da mucosa. Isso expõe um aumento da vascularização da região, deixando a mostra as fibras nervosas que causam o ardor”. Saiba tudo sobre herpes.
Em média, os primeiros sinais e sintomas costumam aparecer de 3 a 7 dias, com recuperação em até 10 dias. “Felizmente, a maioria delas desaparece por conta própria. Mas, no caso de aftas de repetição, é necessário investigação com o médico pediatra, pois pode ser um sinal de que há algo errado com o sistema imunológico da criança”.
De acordo com a dermatologista, os tratamentos para as aftas são variados e podem ser feitos com anti-inflamatórios, via oral ou pomadas. Além disso, pode ser recomendado realizar enxagues bucais, ou até mesmo anestésicos para aliviar o ardor e diminuir o desconforto do paciente. Conheça outros tipos de feridas que podem aparecer na boca do seu filho.
O primeiro passo é evitar alimentos muito ácidos, pois isso ajuda a diminuir a irritação da ferida e permite um tratamento mais rápido. Para cuidar das aftas em casa, as receitas caseiras são dicas de ouro para amenizar os sintomas! Confira abaixo algumas delas:
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Notícias
Atriz de Floribella fala pela 1ª vez após morte do filho de 6 anos em incêndio
Criança
Dia da Mochila Maluca: 8 ideias super diferentes para o seu filho arrasar na escola!
Top dos Tops
Ofertas do dia: Galaxy S23 Ultra da Samsung com descontos de até 53%