Família

A natureza de comer

A pesquisadora de comida e cozinheira, Bia Goll explica como a mãe-natureza é generosa com o nosso paladar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Passeando pelo mundo e olhando com atenção, vemos como a mãe-natureza é generosa com a gente, presenteando com várias delícias.

Tem tantas cores, cheiros, texturas, sabores, que todos os dias podemos experimentar algo novo,   tornando a alimentação uma diversão e ainda cuidar da nossa saúde e do planeta.

Num passeio pelo bosque, floresta, praia, campo, encontramos cogumelos, sementes, folhas, frutos, mel, ovos, cascas, sal, flores, raízes, legumes, verduras, rizomas. Sucos, seivas, cipós, cactos, brotos, ervas e mais e mais!

Anúncio

FECHAR

Nem tudo que vemos, podemos comer, mas sem dúvida podemos comer muito mais variedade do que estamos acostumados.  

Vamos explorar mais o planeta e descobrir novos sabores? Na nossa boca acontecem varias sensações quando comemos. A comida já nos alegra com um lindo visual e cheiro, por isso é importante caprichar na montagem do prato!    

Quando colocamos essa linda e colorida comida na boca, além dos sabores, temos as texturas, tudo isso causa enorme prazer se prestarmos atenção.

A brincadeira é comermos devagar e prestando atenção na comida. Ela arrepia a língua? É dura e tem que mastigar bastante ou molinha e pegajosa? É seca, molhada, arenosa, picante? Olhando o prato ou tigela: têm muitas cores, formatos, fumaça, cheiros diferentes?

Todos os dias nós podemos aprender algo novo quando nos concentramos na alimentação, podemos levar essa brincadeira para a vida inteira, porque o mundo da gastronomia é infinito e maravilhoso, já pensou como a natureza é diversa pelo planeta?

Cada refeição é um momento de exploração de prazeres sensoriais e dos ingredientes do mundo. Deixo aqui uma receita inspiração:

• Folhas de alface americana picadas com a mão;

• Brotos de feijão;

• Sementes de girassol

sem casca;

• Manga em cubinhos

• Casca e suco de limão siciliano;

• Flor comestível, pode ser a de capuchinha, que é picante;

• Sal orgânico e azeite extravirgem;

• Misturamos o suco e casca de limão com sal, azeite e sementes de girassol e depois regamos os outros ingredientes, que já

estão juntos numa tigela.

E bom apetite, divirta-se! &