Família

82% dos pacientes com Covid-19 internados em hospital espanhol tinham falta de vitamina D

Getty Images

Publicado em 28/10/2020, às 15h26 por Maria Laura Saraiva


Compartilhe:


Uma pesquisa feita por membros da Universidade de Cantábria e do Hospital Marqués de Valdecilla, em Santander, Espanha, mostrou que 82,2% dos pacientes com Covid-19 internados nesse hospital tinham déficit de vitamina D no corpo. Os dados foram publicados na última terça-feira, 27 de outubro, no folheto da Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Ele foi feito por diversos pesquisadores (Foto: Getty Images)

O estudo incluiu apenas pessoas já hospitalizadas e também evidenciou que o tempo de internação daqueles com a falta da vitamina foi maior, cerca de 12 dias, quatro dias a mais do que pacientes com níveis satisfatórios do pró-hormônio.

Apesar do número alto, os cientistas explicam que a não é possível afirmar que a deficiência de vitamina D leva alguém a contrair o coronavírus ou que o reforço da substância proteja o organismo da doença. Isso porque apesar da associação entre os dois ter sido confirmada, uma relação de causa não foi determinada.Assim, o motivo para que a falta da vitamina seja mais comum em pacientes internados segue uma incógnita.

Os pacientes com deficiência da vitamina ficaram mais tempo internados (Foto: Getty Images)

Uma das ressalvas dos médicos é de que a falta de vitamina D é mais frequente entre idosos, diabéticos e pessoas com doenças crônicas – um grupo que naturalmente já contém mais fatores de risco relacionados ao Covid-19.

“Portanto, os níveis de vitamina D devem ser interpretados com cautela, uma vez que a população sob risco de uma infecção pelo (vírus) Sars-CoV-2 grave é provavelmente a mesma sob risco de deficiência de vitamina D”, diz o artigo. A vitamina D é um pró-hormônio que já existe no organismo humano naturalmente, porém necessitada da exposição ao sol para serem ativadas, além de poder ser adquirida pela alimentação.

A pesquisa mostrou a relação entre os fatores (Foto: Getty Images)

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.


Palavras-chave
Comportamento Saúde coronavírus vitamina D covid-19

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

Bebê recebe alta após comer folhas de planta tóxica

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Família chama a atenção e divide opiniões ao usar sapato futurista em aeroporto

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar