Família

8 passeios inusitados pelo Brasil

Encontramos locais diferentes para você visitar com a família nos principais destinos do país. Já imaginou visitar um zoológico à noite?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

São Paulo

Área de proteção ambiental Bororé-Colônia

Áreas de proteção ambiental têm como objetivo proteger a diversidade biológica, os recursos hídricos e patrimônio histórico da região, colaborando com a melhoria na qualidade de vida das populações vizinhas. A APA Bororé-Colônia possui inúmeras nascentes, córregos e ribeirões, esta é uma das últimas grandes áreas verdes da cidade de São Paulo. Para chegar lá, é necessário pegar uma balsa que atravessa a represa Billings e o visual compensa, além de todo o verde preservado, ainda tema represa como parte da paisagem.

Anúncio

FECHAR

Rio de Janeiro

Rua do Lavradio

A Rua do Lavradio fica localizada no bairro da Lapa, começa na Rua do Riachuelo e termina na Rua Visconde de Rio Branco. Além dos bares e restaurantes que dominam a rua, a atração mais legal é a feira do Rio Antigo, prestigiada pelos mais conhecidos antiquários da cidade, possui várias opções de artesanato e antigas peças, combinado com muita música e comida boa. Desde 1966 a feira acontece no 1º sábado de todos os meses.

Minas Gerais

Serra do Cipó

A Serra do Cipó fica a 90km de Belo Horizonte. Estima-se que ela tenha sido formada há 1,7 bilhão de anos, possui 300 dias de sol por ano e era um caminho muito utilizado pelos bandeirantes. Passeando por lá, você vai poder visitar sítios arqueológicos, cavernas com pinturas rupestres, 9 cachoeiras, o rio Cipó (mais importante curso d’água da região), Cânion dos Confins. Além disso, para muitas pessoas, a Serra do Cipó é um local místico, uma terra de cristais e discos voadores.


Salvador

Zoo Noturno

Já imaginou passear por um zoológico à noite? Há um ano, foram abertas as visitações noturnas no Zoológico de Salvador: com aproximadamente uma hora de visita, a equipe de Educação Ambiental do Zoo acompanha um grupo de 25 pessoas, que participam de uma palestra sobre a fisiologia animal e a importância da preservação das espécies. Tudo isso porque alguns animais têm hábitos noturnos, como  jupará, macaco da noite, serpentes, lontras, sariguês, zebras, camelos, iraras, mão peladas, lobos guará, jaguatiricas e gato do mato. A visitação é feita duas vezes por semana, às terças e quintas, das 18h30 às 20h.

Curitiba

Passeio de trem

A companhia Serra Verde Express oferece vários passeios de trem (diurnos e noturnos) para quem deseja conhecer a cidade de um jeito diferente. No passeio, a paisagem é espetacular, contando com cânions, represas, casarões conservados e a Serra do Mar. Além disso, o roteiro conta com bons restaurantes, para que os passageiros possam parar e apreciar a boa comida paranaense.

Brasília

Visita ao interior do Itamaraty

Já pensou em entrar no Palácio do Itamaraty, a sede do Ministério das Relações do Brasil? Sim, você pode! Qualquer citytour passa na frente do Palácio para você poder tirar uma foto, mas se quiser entrar, é só agendar pelo telefone (61 3411-6148). O local inclui um acervo de pinturas, esculturas e tapeçarias de artistas brasileiros. As visitas guiadas acontecem de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h30, e aos sábados e domingos, das 10h às 15h30.

Ceará

Mercado dos Pinhões

O Mercado foi tombado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza no ano de 2006, como um bem cultural. Fica localizado na Praça Visconde de Pelotas, em Fortaleza, e é um antigo mercado de carne, com estrutura trazida da França. Toda terça-feira de manhã o local recebe feira de frutas e verduras orgânicas. Porém, à noite rola o mais legal: na sexta-feira tem roda de choro e domingo tem forró! Além das danças, o Mercado também tem um restaurante.

Goiás

Lago de Serra da Mesa

O lago fica em Goiânia e foi criado para a construção de uma Usina Hidrelétrica (que não aconteceu). Hoje é um dos lugares preferidos para quem gosta de pesca, formado pelos rios Tocantins, Traíra e Maranhão, ele apresenta uma variedade de peixes enorme. Além disso, é o segundo maior lago do país, a paisagem é surpreendente, ideal para praticar esportes radicais, tirar fotos ou só aproveitar o contato com a natureza.