Família

7 sinais de que a sua família está estressada

Publicado em 31/03/2017, às 14h58 - Atualizado em 09/06/2021, às 08h36 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A gente sabe que o estresse faz parte da vida dos pais, mas o que muitas pessoas não percebem é que suas frustrações podem impactar os níveis de estresse das crianças também. Aqui estão 7 sinais que sua família está estressada e conselhos para se livrar disso.

1. Ninguém está dormindo direito

Quando o seu nível de estresse está elevado, o sono é o primeiro a ser prejudicado (Olá, insônia!). Se a sua família está passando por isso, siga o conselho da pediatra representante do American Academy Of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) Tanya Altmann: “Coloque as crianças na cama meia hora mais cedo e vá dormir meia hora antes também!”.

2. Vocês estão gritando muito um com o outro

Ainda se questionando se há pressão demais sob a sua família? Use os ouvidos! Normalmente quanto mais estressados estamos mais gritamos e ficamos nervosos. Sua própria voz pode ajudar a diminuir o volume. “Você pode dizer: ‘Mamãe precisa de um abraço e todos nós vamos nos acalmar juntos”, aconselha Altmann.

3. Vocês não estão mais jantando juntos na mesa

Triste realidade: quando você e seu parceiro estão estressados, seu filho mais velho vai dar um jeito de escapar da mesa durante o jantar ou pedir para ficar no quarto. Para restaurar esse momento tente isso: cada um escreve em um pedaço de papel o que admira no outro, depois todos colocam em uma cesta no centro da mesa e após o jantar leem juntos.

4. Seu filho passa bastante tempo no quarto

Durante tempos de estresse algumas crianças se fecham, crianças maiores preferem se trancar no quarto. Se identificou? “Converse com seus filhos, converse e continue conversando sempre. Mantenha o diálogo aberto”, aconselha Mary Alvord, psicóloga em Rockville, Maryland.

5. Você está tendo problemas no trabalho

Perdeu o prazo final? Foi ruim em uma apresentação? Talvez o estresse seja o culpado, ele rouba sua habilidade de concentração e organização. “Se sair de casa pela manhã tem sido difícil, talvez você precise se preparar melhor na noite anterior. Converse com seu parceiro”, diz Alvord.

6. Todos estão ficando doentes

Não importa a sua idade, estar estressado afeta diretamente o seu corpo. As crianças podem ter dor de barriga e pesadelos, enquanto os adolescentes têm dores de cabeça e os adultos sentem o estresse no joelho, pescoço, ombros e costas. Seja precavido, lave as mãos, faça exercícios e mantenha uma dieta saudável.

7. Vocês estão sempre correndo

Apressados para aquela atividade da escola e correndo para chegar a tempo na reunião de pais? Cuidado, porque toda essa pressa pode se transformar em ansiedade. Se você se identificou com todos esses itens precisa apertar o botão “stop”. “Digamos que sua família está correndo de um lado para o outro como loucos, porque vocês estão atrasados. Pare o que você está fazendo. Respire. É melhor fazer as coisas com calma do que desenvolver problemas familiares no futuro”, diz Altmann.


Palavras-chave

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"