Família

5 atividades para fazer com a família no ultimo fim de semana do verão

Seja na praia, no campo ou no quintal de casa. Elencamos diferentes formas de aproveitar o tempo bom

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A estação mais quente do ano está acabando, e na próxima sexta-feira, dia 20 de março, começa o outono. Já que esse é o ultimo fim de semana de calor, selecionamos uma lista de atividades para toda a família se divertir muito  aproveitar o tempo bom.

1. Museu de Pedra

Se no meio do caminho tinha uma pedra… agarre. Você e sua família podem criar um acervo com as conchas, pedregulhos do rio, da praia ou do quintal.

Anúncio

FECHAR

Você vai precisar de:

>Pedras, pedrinhas, pedregulhos de várias cores e formatos. Podem ser pedregulhos de rio, pedrinhas de jardim (podem ser encontradas em lojas de jardinagem)

> Tinta acrílica, pincéis, restos de lã, barbantes coloridos, penas, conchinhas

e o que mais sua imaginação criar

> Cola (que não dissolva em água!)

Como fazer

Escolha o seixo ou pedra que quer pintar. Observe se ela tem algum formato especial. Elas podem ser transformadas em bonecos, animais, insetos ou só decoradas com uma escrita pré-histórica.  Pinte a pedra diretamente. Muitas vezes, serão necessárias duas mãos de tinta para a cor ficar bem forte.  Deixe secar e convide os amigos para conhecer a coleção. Ou, ainda melhor, criem tudo junto!

2. Amarelinha diferente

Você sabe jogar stop? Aquela brincadeira em que cada um escolhe um item e tem de falar um exemplo com uma letra? Então, é a vez de aprender a jogar “amarelinha stop”.

Você vai precisar de

> Giz

> Uma pedrinha

> Um mapa-mundi

Como fazer

Pinte uma amarelinha no chão.  Quando o jogador estiver no “céu”, um dos amigos começa a falar o alfabeto até o jogador falar stop.  Os amigos escolhem um país com aquela letra e o jogador terá de citar itens que estarão escritos no chão no lugar dos números.

Alguns itens para escrever nos quadrados da amarelinha:

Comida típica, continente, idioma, capital, animal que existe lá, monumento ou ponto turístico famoso, esporte em que é bom, alguma coisa típica (o carnaval, por exemplo, no Brasil), se neva ou se é quente, um vizinho desse país, tem praia ou não, gentílico (o gentílico do Brasil é brasileiro, por exemplo), tem algum super-herói de lá?

Cada jogador tem direito a cinco olhadas no mapa-múndi e no livro de geografia.

3. Caça ao tesouro na piscina

Chame os amigos para aproveitar a piscina em uma manhã de sol e os desafie para uma caça ao tesouro submarina nas águas azuis da piscina. Não se esqueça do filtro solar!

Você vai precisar de

> Amigos! Quantos mais, melhor

> Objetos pequenos (brinquedinhos de plástico, pedrinhas ou qualquer objeto pequeno que você tiver em casa

(Peça para os amigos trazerem também)

> Óculos de natação

> Dois baldes de cores diferentes

Como fazer

Criem dois times.  Selecionem os objetos que serão jogados na piscina.  Cada vez é um time que vai caçar o tesouro: o time que for procurar o tesoura fica de costas para a piscina. O time adversário vai jogar o objeto e tentar deixá-lo bem difícil de encontrar.  Cada time tem até três minutos para encontrar o objeto escondido. Ganha o time que conseguir encontrar mais objetos nesse tempo.

Biscoitos de arte

Quer um jeito diferente de contar como foi o verão da sua família? Asse biscoitos e pinte-os com cenas ou paisagens que foram importantes no seu verão!

Você vai precisar de

Para os biscoitos

> 150g de farinha de trigo

> 100g de manteiga

> 50g de açúcar

Para a pintura

> Corante para comida de várias cores

> Pincéis novos e exclusivos para comida

Como fazer o biscoito

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e amasse tudo com os dedos até formar uma mistura farelenta.  Jogue farinha sobre a pia ou a mesa para a mistura não grudar e passe o rolo de massa para afinar.  Corte a massa no formato que desejar e coloque em uma assadeira antiaderente.  Asse em forno aquecido a 180º por cerca de 10 a 15 minutos (depende do forno) e deixe esfriar.

Como pintar

Coloque o corante em copinhos descartáveis de café  Reserve um pincel para cada cor

Pinte bem colorido para dar de presente depois

4. Cor de flor

Algumas flores já são coloridas e lindas, mas pouca gente sabe que dá para inventar ainda mais cores para elas

Você vai precisar de

> Flores de cor branca

> Copos com água

(pode recolher da chuva!)

> Corante para alimento

nas cores que você desejar

> Tesoura

Como fazer

Corte o caule da flor em diagonal (tome cuidado se sua flor tiver espinhos).  Coloque o corante de alimento da cor que você escolheu no copo de água. Sim! Vale misturar várias cores!

Deixe a flor mergulhada na água por um dia e veja o que acontece.

5. Baile de máscaras

O vento costuma derrubar folhas de árvores. Que tal aproveitá-las para criar uma festa de máscaras de folhagens? Não vale arrancar das árvores, hein? Só usar as que estão no chão!

Você vai precisar de

> Cartolina

> Cola

> Tesoura

> Elástico

> Folhas variadas

Como fazer

Desenhe o molde de uma máscara em um pedaço de cartolina.  No meio da máscara faça os buracos para os olhos. Fique atento para eles servirem em seu rosto.  Corte o espaço destinado aos olhos.  Escolha as folhas que deseja usar para sua máscara. Vá colando uma a uma. Você pode também usar cascas de pistache, pedacinhos de pinha e o que mais encontrar de legal pelo caminho.  Deixe a cola secar.

Pais&Filhos TV