Família

“Filme de terror”: vídeo mostra alunos sendo socorridos durante crise coletiva de ansiedade em escola

Reprodução/G1/WhatsApp

Publicado em 11/04/2022, às 08h11 - Atualizado às 10h14 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Estudantes saíram em pânico das salas de aulas de uma escola estadual no Recife, na última sexta-feira, 8 de abril. Cerca de 26 alunos se retiraram da escola após apresentarem sintomas como, por exemplo: Falta de ar, tremor e grave crise de choro. Em seguida, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestou socorro aos jovens desamparados.

Em entrevista ao g1, realizada em 10 de abril, dois dias após o ocorrido – o pai de uma aluna do do 1º ano no ensino médio disse que a situação era assustadora, e lembrava um “cenário de filme de terror”. “Minha filha saiu da escola com uma amiga. Ela disse que o cenário era de filme de terror, com correria e tumulto. Já no ônibus, ela me ligou dizendo que tinha deixado a escola e estava indo para casa”, disse o pai.

Segundo o patriarca, a dor e sofrimento retornou à mente da filha de 14 anos. A adolescente disse ao pai que algumas amigas também estão com medo de voltar às aulas. Ainda em entrevista, o homem disse que a filha não quer relembrar o que aconteceu. “Ela diz que dá agonia de lembrar, diz que o olho escorre lágrimas”, afirmou.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestou socorro aos alunos que apresentavam sintomas de crise de ansiedade (Foto: Reprodução/G1/WhatsApp)

O caso que viralizou aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ageu Magalhães, localizada no bairro de Casa Amarela, na zona Norte do Recife.  À imprensa, o Samu disse que os jovens apresentaram sudorese, saturação baixa e taquicardia. Todos foram atendidos no local.

A mãe de outra aluna de 15 anos, que também cursa o 1º ano do ensino médio, se deslocou à escola logo em seguida de saber do ocorrido. “A escola não entrou em contato comigo na hora. Um colega de sala da minha filha me ligou e fui até a escola. Chegando lá, vi seis ambulâncias e, na entrada, vários adolescentes, alguns desmaiados, alguns chorando bastante”, contou.

De maneira geral, as razões pelas quais se deu início a crise coletiva de ansiedade, são desconhecidas. Mas, segundo a mãe da aula de 15 anos, a crise começou após uma estudante perder os sentidos. “Os alunos combinaram de esperar acalmar, mas aí o desespero tomou conta da maioria porque eles tinham medo de que fosse algo mais grave”, contou a responsável por um das alunas na escola.

A crise de ansiedade de uma aluna desencadeou uma reação em cadeia, que atingiu várias turmas da escola. Em pouco tempo, os estudantes de outras classes começaram a gritar – no qual o som podia ser ouvido pelos corredores, acentuando ainda mais o clima de tesão. Segundo o especialista Igor Lemos, psicoterapeuta cognitivo-comportamental, em entrevista ao g1 – algumas situações podem desencadear o “adoecimento partilhado”, que age em efeito dominó.


Palavras-chave
Recife alunos sentem ansiedade crise de ansiedade crise de ansiedade em escola

Leia também

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar