Família

21 dicas fáceis e baratas para economizar água e energia em casa

Publicado em 26/01/2015, às 14h42 - Atualizado em 19/04/2021, às 11h40 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Água e energia. Duas das necessidades mais básicas para a sobrevivência contemporânea estão em crise no Brasil. E ela não parece ser passageira.

Na semana passada, pela primeira vez, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, admitiu a possibilidade de racionamento se a seca persistir no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País. Na última sexta-feira (23), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira classificou a situação de “sensível e preocupante”, após se encontrar com mais cinco ministros no Palácio do Planalto para discutir sobre a crise hídrica, conforme informou o jornal O Globo.

No Cantareira, principal reservatório da Grande São Paulo, nem a maior chuva de 2015, que caiu entre sexta-feira e sábado, ajudou o manancial, que perdeu 0,2 ponto percentual de sua capacidade, passando para 5,1% em apenas um final de semana. Essa foi a 14ª queda consecutiva no nível do reservatório. Um simulador mostra que o Cantareira pode secar em setembro deste ano.

No Rio de Janeiro, a situação não é diferente. O principal reservatório da cidade, oRio Paraíba do Sul, já atingiu o volume morto e o governador pediu à população para evitar o desperdício de água. Já o Paraopeba, que abastece a Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais, está operando atualmente com 30,25% de sua capacidade. Há um ano, o nível era de 78%.

“Vivemos em um momento muito crítico. Falta gestão do governo estadual e federal e falta informação ao consumidor. É preciso diminuir o consumo, tanto de água quanto de energia”, alerta a pesquisadora do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Renata Amaral.

Segundo a pesquisadora, existem diversas maneiras fáceis e baratas de economizar energia e água em casa, no condomínio e até no trabalho. Um restritor de vazão em uma torneira, por exemplo, diminui em até 76% o consumo da água, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

“Além de ajudar sua cidade, o consumidor poderá ter descontos na conta de água, medida instaurada pelo governo de São Paulo no ano passado para incentivar o uso consciente do recurso natural.”

E aí, vamos economizar?

Os principais órgãos de defesa do consumidor, como a Proteste e o Idec, e a Sabesp publicaram cartilhas que mostram maneiras de economizar o consumo de luz e de água. Que tal seguir os passos abaixo?

Para economizar água:

Para economizar energia:


Palavras-chave
Natureza

Leia também

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar