Família

10 sopas nutritivas

Veja as opções para aquecer os dias frios

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

10-sopas-nutritivas

Sopa de cebola gratinada

Ingredientes 
50 g de manteiga
1 kg de cebolas cortadas em rodelas finas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de caldo de frango (ou caldo de carne)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Noz-moscada
Fatias grossas de pão de casca grossa ou pão francês amanhecido
Queijo gruyère ralado grosso ou mozarela ralada

Anúncio

FECHAR

Preparo 
Em uma panela grande, aqueça a manteiga, acrescente as cebolas e deixe dourar em fogo baixo. Junte a farinha e deixe por mais um minuto. Adicione o caldo, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Grelhe levemente as fatias de pão (ou toste no forno). Quando a sopa estiver pronta, distribua-a em tigelas refratárias individuais, cubra com uma fatia de pão e salpique com bastante queijo. Leve ao forno bem quente apenas para gratinar.

Sopa batida de legumes

Ingredientes
2 chuchus descascados e cortados em cubos médios
2 cenouras cortadas em cubos médios
1 abobrinha brasileira descascada e cortada em cubos médios
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 caldo de legumes
½ colher (sobremesa) de sal

Modo de preparo
Cozinhe os legumes já cortados em 1 litro de água com o caldo de legumes dissolvido por 20 minutos, ou até que estejam bem amolecidos. Depois, bata tudo no liquidificador, aproveitando a água do cozimento. Em uma panela aqueça o azeite, doure o alho e coloque a sopa batida. Acrescente o sal e deixe cozinhar mais um pouco, até engrossar. Se necessário, adicione mais água e deixe ferver. Sirva em seguida.

Sopa de feijão

Ingredientes
300 gramas de feijão
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola cortada em cubos pequenos
2 dentes de alho
1 caldo de legumes
½ colher (sobremesa) de sal

Modo de preparo
Cozinhe o feijão por 3 minutos na proporção de três partes de água para uma parte de grão. Não reutilize essa água. Depois, coloque o feijão já amolecido para cozinhar com o caldo de legumes, em panela de pressão, por 20 minutos ou até que esteja bem cozido. Aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola até ficarem dourados. Despeje esse azeite no feijão já cozido e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Bata tudo no liquidificador até obter um creme espesso. Volte o creme para a panela, tempere com sal e, se necessário, acrescente mais água.

Sopa de ervilha

Ingredientes
300 gramas de ervilha seca comprada a granel
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola cortada em cubos pequenos
2 dentes de alho
1 caldo de frango
½ colher (sobremesa) de sal

Modo de preparo
Cozinhe a ervilha por 3 minutos em panela de pressão, na proporção de três partes de água para uma de grão. Não reutilize essa água. Depois, dissolva o caldo de frango em água e deixe cozinhar por mais 15 minutos com a panela tampada. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Despeje esse azeite na ervilha já cozida e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Bata tudo no liquidificador até obter um creme espesso. Volte o creme para a panela e, se necessário, acrescente mais água. Deixe aquecer e tempere com sal.

Sopa direto da horta

Ingredientes

1 repolho pequeno

5 alhos-poró

4 batatas médias

1 alface pequena

1 punhado de azedinha (erva)

250 gde ervilhas frescas debulhadas

4 colheres (sopa) de azeite

2 litrosde água ou caldo de legumes

sal a gosto

Preparo

Descasque os legumes. Corte o repolho em 8 e as batatas em cubos. Fatie a parte branca do alho-poró e pique a alface, a azedinha e a salsinha. Em uma panela, cozinhe em 2 colheres de azeite o repolho e o alho-poró por 10 min., mantendo a tampa fechada. Depois, adicione o caldo e as batatas e cozinhe por mais 10 min. Em outra panela, refogue a azedinha e a alface com o restante do azeite. Junte tudo, acrescente as ervilhas e deixe no fogo por mais 10 min.

Sopa cremosa de legumes e carne

 Ingredientes

350g de acém cortado em cubos
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de óleo de canola
3 tomates com casca e sementes picados
½ abobrinha verde com casca picada
½ cenoura picada
½ talo de salsão picado
¼ de beterraba picada
½ cará médio descascado picado
sal e cheiro verde a gosto
1 litro de água
2 colheres de sopa de farinha de aveia

Preparo

Coloque todos os ingredientes, exceto a farinha de aveia, em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 8 minutos em fogo baixo depois que ela começar a chiar. Retire a pressão, remova os pedaços de carne e bata todo o restante do caldo e legumes no liquidificador. À parte, desfie a carne e reserve. Em uma panela, misture o caldo liquidificado e a carne desfiada e engrosse com as 2 colheres de sopa de aveia. Deixe cozinhar mais um pouco até engrossar. Acerte os temperos se necessário e servir.

Sopa de frango com brócolis e queijo

Ingredientes

1 tablete(s) de caldo de galinha

1 copo(s) de água

1 unidade(s) de cebola em cubos pequenos

1/4 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

1/4 xícara(s) (chá) de manteiga

2 copo(s) de leite

3 xícara(s) (chá) de cheddar

250 gr de queijo suiço ralado(s)

1/2 xícara(s) (chá) de brócolis em pedaços pequenos

3 unidade(s) de peito de frango desossado cozido(s) e desfiado(s)

1 unidade(s) de pão italiano bola

pimenta-do-reino branca

Modo de preparo

Dissolva o caldo de galinha na água e reserve. Cozinhe o brócolis no vapor e reserve. Em outra panela coberta, ferva o caldo de galinha e acebola picada por 15 minutos em fogo baixo, até que as cebolas fiquem macias. Em uma panela separada derreta a manteiga e adicione a farinha e a pimenta. Misture bem os ingredientes até engrossar. Aqueça o leite no micro-ondas por 2 minutos e acrescente na mistura. Em seguida, acrescente ocaldo de frango, o brócolis, os queijos e o frango cozido à mistura da farinha, leite e pimenta. Deixe cozinhar por alguns minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando até engrossar. Com uma faca para pão, retire a tampa e um pouco do recheio do pão até formar uma “bacia” ou “tigela”. Coloque a sopa dentro e delicie.

Sopa creme de frango, queijo e tomate

Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
2 peitos de frango sem pele e sem osso
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 cubo de caldo de legumes
4 xícaras (chá) de água
150g de queijo prato ralado grosso
1 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo
Aqueça a manteiga e frite a cebola e o peito de frango. Retire o peito de frango e desfie. Reserve. Adicione o extrato de tomate e a farinha, mexendo sempre, até toda a farinha absorver os líquidos da panela. Coloque o caldo de legumes e a água, aos poucos, mexendo sempre. Deixe cozinhar por 10 minutos ou até engrossar. Volte o frango desfiado para a panela e acrescente o quejio ralado. Mexa até derreter o queijo e ficar uniforme. Desligue o fogo, coloque o creme de leite, decore com a salsa e sirva quente acompanhada de  torradas.

Sopa de mandioca com couve

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola picada

meio kg de mandioca sem casca, cortada em pedaços

2 tabletes de caldo de costela

3 folhas de couve finamente picadas

2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

Aqueça uma colher (sopa) demanteiga em uma panela de pressão e refogue a cebola. Junte amandioca, um litro e meio de água quente e os tabletes de caldo de costela Misture bem, tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos após pegar pressão ou até que amandioca se desfaça. Desligue o fogo, espere sair toda a pressão, abra a panela, junte as folhas decouve e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, ou até que acouve amoleça. No momento de servir polvilhe a cebolinha e junte amanteiga restante.

Sopa de mandioquinha com carne moída

Ingredientes

500 gde mandioquinha
500 g de carne bovina magra moída (patinho)
1 e 1/2 litro de caldo de galinha
30 g de queijo parmesão ralado
2 col. (sopa) de cebola bem picadinha
1 col. (café) de alho bem picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Salsinha picada
Azeite de oliva

Modo de preparo

Cozinhe a mandioquinha com o caldo de galinha. Escorra e reserve. Refogue a carne moída com o azeite e 1 colher (sopa) de cebola. Em outra panela, refogue o restante de cebola e o alho no azeite. Junte a mandioquinha já cozida. Leve a mistura ao liquidificador com um pouco do caldo reservado e bata. Volte tudo para a panela, junte o restante do caldo, o queijo e a carne moída. Salpique a salsinha e sirva.