Família

Sem gritos

Publicado em 14/08/2015, às 16h34 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Naqueles momentos em que seu filho te deixa maluca, você pode sentir que ele está sempre se comportando mal. Ao invés de perder o controle e gritar com ele, veja 10 maneiras de ficar mais calma e, ainda assim, estabelecer os limites necessários.

Respire

Inspire. Expire. Repita. Às vezes, tudo o que você precisa é de um momento para se acalmar. Você falou para seu filho guardar os brinquedos e se preparar para dormir. Cinco minutos depois quando você foi olhar, estava tudo fora do lugar. Você começa a sentir o sangue ferver. Vire-se, feche os olhos e respire. Espere um momento para se recompor e controlar a emoção. Pense do que você vai dizer e o faça calmamente.

Reprove o comportamento

Todos temos bons filhos, mas às vezes o comportamento deles não é legal. Ao disciplinar as crianças tentamos ser positivos, menos quando se trata de comportamento. De alguma forma, imaginamos que punir é a melhor ferramenta, mas não precisa ser. Quando seu filho bate no amigo enquanto estão brincando, é fácil gritar para que ele pare e não faça mais isso. Ao invés disso, reprove o comportamento e aproveite a oportunidade para ensinar porquê bater é errado.

Seja séria sem ser má

Ao invés de gritar, use um tom sério, mas suave quando for instruir o bom comportamento. Os direcionamentos que mais causam impacto nas crianças geralmente são aqueles severos e até gentis. Quando você fala com um tom de voz calmo e firme o seu filho tem que se esforçar para ouvir. Quanto mais você falar desse modo, mais impacto suas palavras terão e menos vezes você terá que repetir aquilo e se irritará menos.

Ajude-o a expressar sentimentos

Antes de se irritar porque seu filho se comportou mal, tente entender o que está causando esse comportamento. Um dos maiores motivos para que as crianças desobedeçam é que eles não encontram outra maneira de demonstrar seus sentimentos. Quando seu filho ficar bravo com o amigo porque ele destruiu o castelo de Lego, ensine-o que ele não deve bater no amigo quando fica bravo; ao invés disso, ele deve parar e dizer “estou bravo com você”.

Tenha regras claras e as siga

Não levar a sério os seus acordos vai levar o seu filho a te testar, o que te deixará bastante bravo. Se você disse para o seu filho que ele deve colocar o pijama naquele momento, senão não poderá assistir desenho, respeite isso. Ele demorou mais tempo do que você estipulou para se trocar? Quando ele estiver pronto coloque-o diretamente na cama e explique que, naquele dia, ele não poderá assistir o seu programa favorito porque não respeitou as regras.

Elogie o comportamento na média

Os pais elogiam o bom comportamento e reprimem o mau, mas e quanto ao comportamento que fica no meio, nem lá nem cá? Crianças amam ganhar atenção de seus pais. Se você elogiá-lo por ter comido toda a comida, mesmo que não seja muito e que ele tenha mesmo que fazer aquilo, ele vai adorar e repetirá a atitude outras vezes. Isso fará com que você se irrite e grite menos.

Um laço forte torna a disciplina mais fácil

Quanto mais forte for a relação com seu filho, mais eficaz sua disciplina será. As crianças querem ser próximas dos pais, aproveite-se disso para reafirmar o laço de vocês. A relação não só ficará mais forte, como ele terá um maior respeito por você, aceitando melhor tudo o que você disser.

Ponha-se no lugar do seu filho

Você se chateia quando alguém grita com você? É, pois é, o seu filho também. O objetivo dos pais deve sempre ser colocar seu filho para cima e deixá-lo feliz, jamais fazê-lo ficar triste. A gente sabe que você jamais faria isso de propósito, mas às vezes acontece. Antes de sair gritando pense em como ele se sentirá triste e até humilhado com essa bronca tão alta.

Bons hábitos para comer e dormir

Crianças saudáveis são as crianças mais felizes. Alguns pais subestimam o poder de uma boa alimentação e uma boa noite de sono para o comportamento do filho. Os maiores problemas de comportamento das crianças vêm da fome ou do sono. E isso também vale para você. Quanto mais balanceada a dieta e o sono, menos irritados todos ficarão.

Não somos perfeitos

Não importa o quanto tentemos, às vezes vamos deslizar e gritar. E está tudo bem, desde que saibamos fazer isso de forma correta. Seu filho está te azucrinando o dia todo, você tentou ficar calmo e seguir todos os passos e você sente os nervos à flor da pele. É então que a menor pisada de bola do seu filho te descontrola, você eleva a voz e nada pode apagar isso. Tudo bem, mas explique para o seu filho o que aconteceu. Com calma, conte que você não queria gritar e não queria ficar bravo, mas que é muito chato quando ele não ouve; peça para que ele se esforce para se comportar melhor, pois assim você também irá.


Palavras-chave
Papel da Mãe Papel do Pai

Leia também

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar