Família

10 maneiras de deixar os pernilongos longe

Em plena epidemia de dengue, a gente te ajuda a encontrar formas naturais de se livrar dos mosquitos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

O zumbido e as picadas dos mosquitos incomodam, e muito, quando a gente está tentando dormir. Além disso, os casos de dengue estão cada vez mais frequentes. Às vezes, os pernilongos podem ficar resistentes aos repelentes químicos. Pensando nisso, listamos dicas com produtos naturais e alguns objetos para você afastar os insetos da sua casa.


Anúncio

FECHAR

 1. Telas nas janelas

Este é o método mais antigo e mais eficaz de todos. Esteticamente pode não ficar muito bonito, mas para os meses de calor intenso ou regiões onde existem muitos pernilongos, as redes nas janelas são muito eficientes, deixando todos os insetos do lado de fora.


2. Mosquiteiros

Os véus que se colocam sobre a cama são uma solução eficaz, mas claro que nem todos somos princesas dos filmes da Disney para ter essas telas enormes colocadas no teto. Mas para os berços dos bebês esta é uma forma prática e barata de manter os pernilongos longe.

 

3. Citronela

Os óleos e essências à base de citronela funcionam como repelentes naturais, pois esse cheiro é insuportável para os mosquitos. Vale pulverizar o ambiente com a essência, usar óleos corporais e acender incensos.

 

4. Ventilador ou ar-condicionado

Este truque também é antigo. A baixa temperatura repele os insetos, que gostam de calor e umidade. Além disso, o ventilador desestabiliza o voo do mosquito, impedindo que ele se aproxime.

 

5. Vinagre

O cheiro do vinagre também não agrada aos pernilongos. Se você colocar algodões embebidos em vinagre nos cantos da casa, eles não vão nem chegar perto.

 

6. Cravo da índia

O cravo da índia também funciona como repelente natural, basta espetar alguns cravos em uma rodela de limão e deixar exposto nos ambientes.

 

7. Alho

O alho funciona da mesma forma que o vinagre, é só esmagar e deixar nos cantos da casa. O problema, nesse caso, é que nem só os mosquitos vão se incomodar com o cheiro!

 

8. Hortelã

Os pernilongos também não gostam de hortelã. Espalhe vasinhos com a planta pela casa (com areia no pratinho, claro) e se livre de todos eles, além de aromatizar os ambientes de forma natural.


9. Elimine plantas em excesso

 Os mosquitos se reproduzem e se escondem nas plantas, principalmente na grama e no mato. Por isso, se estiver com muitos problemas com os insetos em casa, pense em tirar algumas plantas do ambiente.


10. Água parada

 Todo mundo sabe, mas reforçar nunca é demais. Não deixe água parada em casa, pois é nela que os mosquitos se reproduzem.