Especiais

Vinicius Campos, do Disney Channel, fala sobre seu novo livro e a adoção de três crianças

"Os pais geralmente têm quase 20 anos para educar seus filhos, eu vou ter 10!"

Carolina Porne

Carolina Porne ,Filha de Sandra e Rubens

em-alta

(Foto: arquivo pessoal)

Você provavelmente conhece Vinicius Campos do Parquinho Disney, programa que passa no canal de TV a cabo Disney Channel, mas o que provavelmente você não sabe é que ele acaba de lançar um livro incrível infantil e é pai de três argentinos, Milagros, Alfredo e Pablo. Dá uma olhada na entrevista que ele concedeu para a Pais&Filhos.

Como foi o processo de adoção dos seus filhos?
Demorado. Nossos filhos já moram conosco há dois anos, mas os documentos só começaram a sair do final do ano passado pra cá. Antes disso, foram nossos afilhados por quatro anos; ainda moravam no abrigo e nós visitávamos, levávamos para passear e para casa. Eles já eram meus filhos de coração, mas faltava ser no papel, o que é muito importante, uma questão de identidade, de terem o direito de serem chamados pelos nomes dos pais deles.

E como é o Vinicius pai?
Eu sou bravo! (risos) É sério, sou muito exigente. Os pais geralmente têm quase 20 anos para educar seus filhos, eu vou ter 10. Como eu tenho menos tempo, preciso intensificar o processo; preciso passar valores, mostrar que a vida deles, que teve um monte de dificuldades no começo, agora é outra, que eles tiveram a chance de chegar a uma família que os ama. Então eu sou muito exigente, mas, em contraponto, também sou muito de beijos, de fazer cócegas, de falar “eu te amo” o tempo todo. Acho importante dosar entre responsabilidade e muito amor.

Anúncio

FECHAR
2

(Foto: reprodução Disney Channel)

Agora você está lançando um novo livro, Vinicius Campos Conta Grimm. Como foi o processo de produção?
Esse livro surgiu de um convite que a Editora Melhoramentos me fez, para recontar os clássicos dos Irmãos Grimm. E foi muito louco porque eu sempre escrevi livros falando sobre diversidade, onde as mulheres têm um papel importante, coisas assim. Quando me veio um convite para escrever clássicos, meu primeiro pensamento foi “Poxa, os clássicos costumam ser bem machistas” – claro, eles vêm de outra época. Mas eu tive total liberdade de escolher os oito contos que eu gostava mais dentre as centenas de histórias criadas pelos Grimm, e nessa seleção eu pude escolher as histórias em que as mulheres têm um papel mais importante para a época e também coloquei algumas referências minhas para deixá-las mais atuais.

Qual a principal mensagem que você quer passar com esse livro?
Promover uma reflexão sobre o que mudou daquela época para os dias de hoje. Dizer para as meninas que elas não precisam de um príncipe encantado que as defenda, que elas não precisam usar só rosa ou brincar só de boneca. Que os meninos podem, sim, ser sensíveis, chorar e se emocionar. Que está tudo bem! Quando nós permitimos que as crianças sejam livres para sentir o que elas querem sentir sem erotizar, sem sexualizar e sem determinar coisas a partir de comportamentos sinceros, estamos gerando seres humanos mais seguros.

vinicius

(Foto: reprodução)

Vinicius Campos Conta Grimm

Editora: Melhoramentos

Preço: R$ 50,00

Essa entrevista completa e muito mais você confere na nossa edição de setembro, especial de aniversário, que já está nas bancas!

Leia também:

“Não tenho culpa quando dou bronca mostrando o que é certo”, Flavia Alessandra

“Criança já nasce fazendo arte”, afirma Lígia Cortez

“As mulheres precisam acreditar que são capazes de parir”, afirma Cristina Albuquerque da UNICEF

Pais&Filhos TV