Especiais

Veja 3 sinais de que você está se deixando em segundo plano

Saiba como cuidar de si mesma e se colocar como prioridade

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

sinais de que você está se deixando em segundo plano

Mães estão sempre cuidando dos outros e podem esquecer de cuidar de si mesmas. Mas sabemos que precisamos nos cuidar em primeiro lugar. Já ouvimos a aeromoça nos dizer para colocar a máscara de oxigênio primeiramente em nós antes de ajudar a pessoa ao nosso lado. Isso faz sentido, é claro. Nós precisamos estar em nossa melhor forma para conseguir cuidar e apoiar as pessoas que amamos.

Leia também

Anúncio

FECHAR

9 tarefas que você pode delegar

16 vezes em que você sabe que é mesmo mãe

Existe vida além da maternidade

Porém, saber disso não torna as coisas mais fáceis. Embora essa devesse ser a prioridade, nem sempre é assim que acontece. Às vezes, é necessário dar um passo para trás, entender o que está acontecendo e fazer mudanças intencionais.

Algum destes sinais é familiar?

Você não está conseguindo fazer tudo

Há duas razões para não riscar os itens da sua lista de afazeres. O primeiro é que a lista é muito longa. A segunda é que você já não se importa mais com as tarefas porque está sobrecarregada.

Você está constantemente cansada ou doente

Algumas vezes você vai ficar doente, é claro. Mas em outras o cansaço e os problemas de saúde podem acontecer porque você não está se cuidando o suficiente para que seu corpo funcione corretamente. Sono insuficiente, refeições sem comida saudável e pouco tempo de descanso podem piorar sua saúde.

Você não tem paciência

É um forte indício de que alguém não está tendo tempo para si mesmo. Como você pode ficar calma e relaxada se você não tem tempo para recarregar as energias?

como fazer de você uma prioridade

Como fazer de você uma prioridade

Acostume-se a dizer não

Adquira o hábito de dar uma resposta padrão para os convites que receber, não importa quando. “Preciso checar meu calendário, aviso quando chegar em casa”. Isso dá tempo para pensar se você quer realmente dizer sim ou dizer não. Lembre-se que toda vez que você diz sim a alguma coisa, diz não para outra. Diga sim mais vezes a você mesma recusando o que não é importante.

Coloque coisas que você gosta na rotina

Temos as obrigações e isso não vai mudar. O que pode mudar é a forma como fazemos nossas tarefas. Ouça músicas que te agradem durante o que estiver fazendo, por exemplo.

10 desafios emocionais que toda mãe conhece

Existe noite romântica depois da gravidez sim! Saiba como planejar

Deixe as pessoas ajudarem

Parte do motivo de não termos tempo é insistirmos em fazer tudo sozinhas. Divida as tarefas para que o peso sobre você seja menor. Até os filhos podem ajudar dependendo da idade deles e dos afazeres. Aliás, as crianças também gostam de se sentir incluídas.

Agende encontros com seu parceiro

Se divertir, relaxar e se conectar com seu parceiro também faz parte de cuidar de você. Não pense que você precisa de uma babá, de um vestido novo e de muito dinheiro. Alguns dos melhores encontros podem até acontecer em casa.

Dê o exemplo

Você quer o melhor para seus filhos agora e quando eles crescerem. Mostre a eles como se cuidar. Para isso, você precisa dar o exemplo e cuidar de si mesma. O que você vai fazer hoje para tornar isso uma realidade?

9 coisas para você fazer sem os filhos

8 ideias que facilitam seu dia a dia