Especiais

Saiba como funciona o método francês de ensino no Brasil

No jardim de infância, as atividades giram em torno do desenvolvimento das habilidades sociais e linguísticas - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 03/02/2016, às 09h06 - Atualizado em 25/02/2016, às 10h01 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


método de ensino francês
No jardim de infância, as atividades giram em torno do desenvolvimento das habilidades sociais e linguísticas (Foto: Shutterstock)

Na hora de escolher uma escola para matricular os filhos, os pais levam muitas coisas em consideração. Proximidade com a residência, idade da criança, rotina da família e o método de ensino. Alguns colégios, por exemplo, oferecem a metodologia francesa, como é o caso do Lycée Pasteur, em São Paulo, e do Liceu Franco-Brasileiro e Lycée Molière, ambos no Rio de Janeiro.

Para entender melhor como esse método funciona, conversamos com o diretor do Colégio Lycée Molière, Stéphane Le Tortorec, filho de Bernard e Mireille. A escola usa como base o currículo francês, que é pautado nos valores democráticos de liberdade, igualdade e fraternidade e pratica o chamado ensino humanizado.

Leia também

Escolha da primeira escola: saiba no que prestar atenção

Escolas devem iniciar o ano letivo já preparadas para combater o bullying

Veja 19 dicas que vão ajudar no desenvolvimento escolar do seu filho

“Temos em média 22 crianças por classe. Isso significa que realmente conseguimos participar do cotidiano de cada e encorajá-las de forma individual, ensinando-as a sempre respeitar umas às outras, os funcionários e as diferentes culturas, para que aprendam tanto as lições importantes no campo individual, quanto no coletivo, em sociedade”, explica o diretor.

O ensino de várias línguas é um dos focos do colégio. Desde pequenos, os alunos já têm aulas de português, francês e inglês. “Até o final do curso, esperamos que os alunos aprendam mais uma língua, o que lhes permite uma formação muitíssimo rica e lhes confere uma vivência bastante diferenciada”, afirma Stéphane.

Volta às aulas: Fique de olho no peso da mochila do seu filho

Pesquisa revela o que as crianças querem aprender na escola

Mas não é por isso que as crianças deixam de ser crianças. Para o jardim de infância, ou ensino infantil, as atividades giram em torno do desenvolvimento das habilidades sociais e linguísticas, através de jogos e atividades coletivas. A coisa mais importante, nesta fase, é construir habilidades de comunicação e noções básicas da língua. Na escola primária, o foco é desenvolver a capacidade de responder sobre os mais diversos tópicos, passando por  áreas como: História, Geografia, Matemática, Ciências, Esportes, Línguas, Música e Artes.

método de ensino francês (2)
Existem oficinas para esculpir, desenhar, jogar com formas e fazer outras atividades lúdicas e educativas (Foto: Shutterstock)

Do ensino primário em diante, a busca é por expandir as habilidades adquiridas e aperfeiçoar a capacidade de compreender o mundo. “Nossas atividades são variadas, com diversidade de nacionalidades. Queremos que os alunos tenham a capacidade de se adaptar a qualquer situação e de dominar pelo menos quatro línguas”, diz o diretor.

Programação

No ensino infantil, as crianças ficam na escola das 8h da manhã até às 14h.  O dia começa com boas-vindas e trabalhos coletivos. Em seguida, as crianças são divididas em dois grupos e vão para as oficinas. Durante 45 minutos elas podem esculpir, desenhar, jogar com formas e fazer outras atividades lúdicas e educativas. As oficinas podem ser ministradas tanto em Francês como em Português.

Depois do almoço, os mais novos tem um tempo para a soneca. Os mais velhos retomam os trabalhos, que podem ser de artes, música ou até mesmo esportes, permanecendo até às 14h. As atividades extracurriculares e podem seguir até às 16h.

Como são as mães dos alunos do século XXI

Chegou a hora: Como saber se é o momento de colocar seu filho na escola


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer