Especiais

Amamentação, sim!

Que deixa o sistema imunológico tinindo e fortalece o vínculo entre mãe e filho, a gente sabe! Veja como mais o aleitamento contribuiu para o desenvolvimento do bebê

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

amamentação---unimed

“O leite materno contém tudo o que a criança precisa para se desenvolver com saúde até os seis meses de idade” (Foto: Shutterstock)

Amamentar é parte fundamental do desenvolvimento da criança. Nós vivemos falando sobre as centenas de benefícios que a amamentação traz para o bebê e para a mãe e não cansamos de reforçar, sempre que for preciso! Assim que nosso filho nasce, começamos a produzir a ocitocina, hormônio liberado durante a amamentação que também é conhecido como hormônio do amor.

De acordo com a pediatra da Unimed de Teresina Maria José Lima Matos, mãe de Itamara, Francisco, Itaécio e Ismar, esse hormônio é também responsável por contrair a musculatura do útero e fazer seu tamanho voltar ao normal depois da gravidez. Além disso, a amamentação favorece a redução do sangramento que acontece depois do parto, a famosa quarentena.

“A redução do sangramento, favorecida pela amamentação, também evita a anemia pós-parto, principalmente a amamentação precoce, que ocorre depois de no máximo meia hora que o bebê nasceu”, explica a especialista.

Anúncio

FECHAR

Menos riscos

Estudos mostram que existe uma grande redução nas chances de desenvolver câncer de mama em mulheres que amamentaram por seis meses ou mais. E, quanto mais tempo a amamentação durar, menos chances a mulher tem de desenvolver a doença.

Leia também

Quando você realmente não pode amamentar

Mães podem tingir o cabelo durante o período de amamentação? Saiba

7 coisas que você não sabia sobre amamentação

É também por meio da amamentação que nosso bebê recebe mais de 100 nutrientes por refeição: um alimento e tanto! Claro, o leite materno contém absolutamente tudo o que a criança precisa para se desenvolver com saúde. Até os 6 meses de idade, ele não precisa nem de água. e lembre-se de que não existe leite fraco! E não é “só” questão de saúde. O seu leite pode deixar seu filho mais inteligente.

Estudos recentes mostram que o leite materno estimula o desenvolvimento cerebral do seu filho no primeiro ano de vida. De acordo com a pediatra, as crianças que são amamentadas se desenvolvem muito melhor e de forma mais saudáveis.

Olho no olho

Além de todos esses benefícios, a amamentação é um momento único e delicioso, é quando você e seu filho se olham fixo e se conectam, mesmo sem palavras. “O alimento é também afeto. A criança fica mais sociável e se desenvolve melhor quando é amamentada”, explica a pediatra. Tudo feito com amor é melhor e a criança percebe esse carinho.

A gente acredita que amamentação é tudo de bom para o bebê e para a mãe. Existem dificuldades, claro. Mas é tentar, tentar e tentar. Antes de desistir, procure seu médico, existem posições que podem facilitar o aleitamento. Com calma, você vai encontrar o melhor jeito.

Veja mais sobre o assunto assistindo ao nosso vídeo de “Esperar Pra Quê?” sobre amamentação.