Especiais

Sua babá está nas redes sociais! Vale um alerta para ela também

Cuidar das crianças também inclui usar as redes sociais do jeito certo

selo-240x89
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

criancas-redes-sociais

(Foto: Shutterstock)

Você já parou para pensar no que sua babá pode estar compartilhando nas redes sociais sobre o seu filho, sem o seu conhecimento, e como isso pode afetar sua vida? A probabilidade de algo ruim acontecer com por conta dos posts é pequena, de acordo com Chris Rothey, Presidente Executivo da Net Nanny, empresa norte-americana de software de controle parental. De qualquer forma, é sempre bom ficar de olho e estabelecer limites.

O que pode acontecer caso a babá poste fotos na sua casa ou fique navegando nas redes sociais enquanto está trabalhando é diminuir foco e atenção nos cuidados com seus filhos. Além disso, as publicações podem indicar a localização da casa e que os donos não estão presentes.

Uma postagem da babá na sua casa também pode ser uma invasão de privacidade. Por isso, fique de olho se ela está compartilhando detalhes sobre a família ou pertences da casa. É por estes motivos que se deve estabelecer limites do uso das redes sociais e do que se publica logo na contratação da babá.

Anúncio

FECHAR

Pode parecer estranho conversar sobre isso, principalmente quando a babá é jovem, mas é importante porque muitas delas podem nem perceber o quanto publicar fotos das crianças na Internet pode ser desconfortáveis para os pais.

Isso porque, principalmente para os mais jovens, estar online tem muito valor na vida social, segundo Andrea Vazzana, Ph.D., Clinical Assistant, professora do departamento de psiquiatria de crianças e adolescentes do NYU Langone’s Child Study Center, nos EUA.

Sendo assim, coloque a conversa sobre o limite do uso das redes sociais no trabalho junto com outras recomendações para a babá. Você não pensa duas vezes antes de orientar a profissional sobre a hora das crianças irem para a cama ou o que podem comer. Não deve ser diferente com o acesso a Internet.

“Não há nada de errado, ofensivo ou inapropriado em colocar suas regras quanto ao uso das redes sociais na sua casa”, justifica Chris Rothey, presidente executivo da Net Nanny.

Você pode orientar a babá para que ela só use o celular quando as crianças estiverem dormindo, que só poste foto dos seus filhos com a sua permissão, que não coloque a localização nos posts e que não faça comentários sobre a sua família nas publicações. Estabelecer esses limites vai manter a segurança dos seus filhos e a privacidade da casa e da família inteira.

*Traduzido pela Revista norte-americana Parents

O uso das redes sociais também será abordado no nosso Encontro Conexões: Juntos é possível, que acontece no sábado, dia 19 de novembro, às 9h. Para participar, inscreva-se aqui.

Leia também:

As novas regras do jogo: como usar a internet do jeito certo

Fique alerta: Eletrônicos afetam desenvolvimento da linguagem dos bebês

Alerte seus filhos sobre os perigos da internet

rodape-600x131-1