Especiais

“Comer bem independe de classe social”, diz Estevão Ciavatta

Diretor lança filme 'Fonte da Juventude', sobre a saída dos brasileiros do mapa da fome, mas a entrada no mundo da obesidade

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

frame-18

(Foto: ESTEVÃO CIAVATTA)

Dia 1° de junho o canal GNT vai exibir, às 23h30, o documentário “Fonte da Juventude”, com direção de Estevão Ciavatta, pai de Benedita e Roque, marido de Regina Casé. “O filme surgiu de um encontro, promovido pelo Novos Urbanos, que tinha o objetivo de encontrar novas soluções para o ambiente alimentar brasileiro”, comenta o diretor. Segundo a Organização Mundial de saúde, a obesidade e sobrepeso aumentaram no Brasil, entre as crianças menores de 5 anos ela afeta 7,3%, sendo as meninas as mais afetadas, 7,7%.

Ciavatta chama a atenção que em 2014 os brasileiros saíram do mapa da fome, mas começaram a entrar no cenário da obesidade. “O documentário vem como uma importante peça de comunicação e faz um convite para uma conversa sobre a alimentação. O problema é complexo, estamos descobrindo que a obesidade mata tanto quanto a fome”, explica Denise Chaer, diretora do Novos Urbanos, plataforma de diálogo para a inovação social que reuniu mais de 40 instituições, juntos construíram um mapa sobre a alimentação que serviu de base para desenvolver o roteiro do filme.

O filme percorreu estados brasileiros como Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso. De acordo com Ciavatta, é possível constatar que quanto mais longe a população está do centro, melhor se alimentam. “No meio da Amazônia, numa família de classe D, encontramos pessoas com acesso à alimentos naturais. Comer bem independe de classe social”, afirma o cineasta.

Anúncio

FECHAR

A ideia não é apontar o dedo na nossa cara, mas sim conversar e incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes, através da biodiversidade. “Não é um filme sobre restrição, é um filme para entender a importância desses alimentos e colocar isso como prioridade”, conclui Estevão.

Leia também:

Bebê de capacete: quando é necessário?

Mitos e verdades sobre a cólica infantil

Primeiro ministro canadense leva o filho para o trabalho e faz sucesso no facebook

Pais&Filhos TV