Criança

Veja o que o seu filho pode fazer para ajudar na organização da casa

A partir dos dois anos, todo mundo pode ajudar!

Carolina Piscina

Carolina Piscina ,filha de Ana Maria e Osvaldo

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

As crianças também podem ajudar em casa e isso começa cedo! Nada de moleza, cada um faz a sua parte para manter tudo organizado e limpo sempre. Quando os filhos participam dessa maneira, sobra um tempinho a mais no dia a dia dos pais para que toda a família possa curtir mais momentos junta.

Aqui vão algumas dicas da Flávia Nassif, mãe de Lara e Luisa, pediatra para mostrar como as crianças podem aprender a cuidar do ambiente onde vivem, com responsabilidade, autonomia e maior independência.

Entre 2 e 3 anos: Nessa fase, os pais podem pedir aos filhos que guardem os seus brinquedos, tirem o prato (de plástico) da mesa após a refeição, coloquem a roupa suja no cesto e guardem os sapatos no armário.

Anúncio

FECHAR

Dos 4 aos 6 anos: Os filhos já podem tomar banho sozinhos, arrumar a cama, tirar o lixo do banheiro, regar as plantas, ajudar a guardar as compras, dar comida aos animais de estimação e arrumar a mochila para a escola.

De 7 a 10 anos: Os pais podem contar com os filhos para colocar e tirar a mesa das refeições, recolher roupas do varal, passar aspirador de pó e até mesmo varrer o chão.

A partir dos 11 anos: Já é possível que eles preparem o próprio lanche, troquem a roupa de cama e levem o lixo para fora.

Leia também:

Bagunça arrumada: decoração pode ser aliada na organização do quarto das crianças

Parede decorada! Veja 9 ideias para transformar o quarto das crianças

O chá de bebê terminou. E agora, como organizar tudo no quarto?