Criança

Vacine seu filho antes da volta às aulas

Doenças como catapora, hepatite A e sarampo podem ser prevenidas com imunização

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

O recesso escolar está no fim, mas ainda dá tempo de aproveitar o fim de semana e levar as crianças até o posto de saúde mais próximo para deixar a carteira de vacinação em dia para a volta às aulas.

Além da imunização, doenças como coqueluche, catapora e caxumba podem ser prevenidas com a contribuição de bons hábitos de higiene. “No período escolar, as crianças costumam ficar horas em salas fechadas, colocam as mãos e brinquedos na boca, por isso, o contágio acaba sendo maior”, conta Isabella Ballalai, da Sociedade Brasileira de Imunizações.
 
Ensine seu filho a lavar as mãos com frequência, principalmente antes e depois das refeições, após tossir ou espirrar e depois de ir ao banheiro. Verifique se a sala de aula da criança é bem ventilada e se há lenços descartáveis à disposição das crianças.
 
Fazer uma lancheira caprichada, com alimentos frescos e saudáveis, também ajuda. Imunizar o seu filho contra a hepatite A, sarampo, rubéola, meningite e febre amarela (dependendo da região do país) também é importante. Os professores e outros profissionais que trabalham diretamente com as crianças também devem se imunizar.
 
Consultoria: Lucia Bricks, mãe do Rodrigo, Guilherme e Henrique, é diretora de Saúde Pública da Sanofi Pasteur, divisão de vacinas da Sanofi. Isabella Ballalai, diretora da SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizações. Isabella Ballalai, mãe de Nicole, Philippe, Lucas e Gabriel, é diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Pais&Filhos TV