Criança

Sem medo da tarefa

Faça a hora da lição de casa mais produtiva e sem estresse

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos


Dicas infalíveis para que a hora da lição de casa seja mais produtiva e sem estresse – para você e para seu filho

Por Por Leslie Garisto, da Parents; tradução de Juliana Cadiz, mãe de Olivia
 

Anúncio

FECHAR

Já passou da hora de dormir e sua filha de 6 anos de idade está aos prantos por não ter terminado o dever de casa. Nada de pânico. Sua filha está no começo de um longo relacionamento com os estudos e você tem um papel importante nessa relação. Encare isso como um processo e estimule sempre hábitos positivos: esse é o caminho certo para que a hora da tarefa seja mais produtiva, calma e gostosa (mesmo!).
 

Estabeleça uma rotina

O ideal é tentar fazer o dever de casa no mesmo horário todos os dias. “Sem rotina, é fácil adiar,” diz Jeanne Shay Schumm, autora de “How to help your child with homework” (Como ajudar seu filho com o dever de casa). Para estipular um horário, considere os hábitos da família e o temperamento do seu filho. A maioria das crianças precisa descansar depois de escola, outras são mais eficientes depois de uma atividade física. Pesquisas mostram que exercício físico pode aumentar a concentração da criança, inclusive. Um espaço dedicado de estudo também é importante para ajudar a criança a entrar no clima. Só não é bom que esse espaço seja no quarto da criança. Nos primeiros anos de escola, é melhor que seja num lugar onde você esteja por perto para ajudar se necessário.
 

Empenho geral

Uma maneira de ter um ambiente calmo é fazer do tempo de estudo um negócio de família, onde todos trabalham ao mesmo tempo. As crianças fazem a lição de casa enquanto você paga contas, lê, responde e-mail, etc. Essa vibração de empenho vai influenciar seus filhos, pode crer.
 

Não precisa ser perfeito

Se esforçar para fazer as coisas direito é admirável, mas seu filho deve saber que é impossível ser perfeito. Se ele exagerar com autocrítica, combine um tempo que ele deve gastar em cada tarefa – tipo dez minutos – e fique firme nesse tempo. Ou então peça para a professora explicar a ele que o dever de casa é para praticar, e não para perfeição. “É normal crianças escutarem um conselho de um professor que eles não ouviriam dos pais,” diz Dra. Schumm.
 

O que o “não” quer dizer

Se, apesar de seus melhores esforços, seu filho se recusar a fazer o dever de casa, tente descobrir a razão desse comportamento. “Parece ser um problema de atitude, mas sua relutância pode ser um sinal que ele tem dificuldade com a matéria,” diz Jed Baker, autor do livro No More Meltdowns (Chega de Birra). Converse com a professora e veja se ele precisa de mais ajuda. Se o problema for apenas com o dever de casa, tente dividir a lição em tarefas menores e peça à criança que faça pelo menos uma. “Uma vez que ele alcançar sua meta inicial, essa energia pode motivá-lo a ir ate o fim,” diz Dr. Baker. E não se esqueça que toda criança gosta de elogios. O reconhecimento de seu esforço—ainda que não resulte em “10” — é o incentivo maior de todos e uma maneira poderosa de mostrar ao seu filho a importância de tentar fazer o melhor.

Pais&Filhos TV