Criança

Saiba qual será a cor dos olhos do seu bebê!

Azul, castanho, verde... Descubra!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Site americano calcula a probabilidade de saber se seu pimpolho terá olhos verdes, azuis ou castanhos

Quando o casal está grávido, é normal que o período de gestação seja recheado de curiosidade. Futuros papais aproveitam a época para planejar o quarto, comprar roupinhas, escolher o nome e imaginar como será o filho. Como forma de acalmar os mais ansiosos, o site do Museu de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu um aplicativo para calcular a probabilidade da cor dos olhos do rebento que vai nascer.

Anúncio

FECHAR

O site é todo em inglês, mas quem não entende muito bem a língua também consegue mexer no aplicativo. Basta selecionar a cor dos olhos (azul, verde e castanho) dos pais do casal e do próprio casal – se você tem olhos castanhos, mas “puxado” para o azul ou verde, por exemplo, pode adicionar essa informação em sua escolha. Depois de selecionadas as cores, basta clicar em Calculate para saber o resultado.

Para Renato Neves, oftalmologista e diretor da Eye Care Hospital de Olhos, o site é bem científico. “O importante é que eles dão a porcentagem de incidência, mas mesmo assim existe a penetrância genética (quanto certo gene influencia em determinada cor dos olhos), que considera a força que o gene tem”.

Os pais não podem se apegar ao resultado do site, mas é uma boa brincadeira para diminuir a curiosidade. “Em porcentagem, dá uma boa ideia e está corretamente determinado”, explica o oftalmologista Renato Neves. Vale a pena conferir o aplicativo no site!

Veja aqui o endereço eletrônico do site americano: http://museum.thetech.org/ugenetics/eyeCalc/eyecalculator.html

Pais&Filhos TV