Publicado em 16/04/2016, às 09h59 por Redação Pais&Filhos
Ao contrário daquela época em que as crianças eram cobradas com exercícios de soletração frequentemente, a maioria das escolas, hoje em dia, formula alternativas criativas para cobrar essa prática de estudantes mais novos.
É importante considerar que a soletração é uma habilidade como a matemática ou a música, requerendo não só a lógica necessária, mas também a habilidade de memorizar. Por isso, pode ser mais difícil para algumas crianças do que para outras. Mas com ajuda e seguindo essas dicas, seu filho pode se tornar um soletrador confiante.
1. Faça disso um exercício divertido
Se o seu filho pensa na soletração como uma tarefa, sente-se com ele para escrever palavras em cartões recortados separadamente para criar um jogo. Ou então, faça com que o seu filho seja o professor da vez. Assim, ele explicará para você, o estudante, como a palavra tem que ser soletrada.
“Se você tem uma lista de 10 ou 20 palavras a serem soletradas e que ele precisa aprender durante a semana, você pode pensar numa outra atividade: ganha quem escrever a história mais interessante usando algumas ou todas as palavras,” sugere o autor americano de livros sobre soletração, Richard Gentry.
Cinco coisas que professores da educação infantil não vão te dizer
Você está terceirizando a educação do seu filho?
2. Acabe com aquelas palavras difíceis demais
No momento em que você vir uma palavra errada na tarefa do seu filho, não corrija-a simplesmente. Ao invés disso, veja se ela consegue falar da mesma forma que você, e depois, confiram juntos a palavra em um dicionário – físico ou online. Até mesmo um soletrador fantástico pode enroscar em uma palavra ou outra.
Se o seu filho está conscientemente soletrando errado essas armadilhas em forma de palavras, escreva o grupo de palavras num cartão de cartolina com as sílabas separadas atrás usando cada palavra. Assim, ela poderá ver o mesmo termo de formas diferentes nas quais as palavras ficam mais adequadas.
3. Use a tecnologia a favor e não contra
Apesar de todas as críticas da tecnologia quando usada por crianças, existem vantagens. Segundo a revista norte-americana “Parents”, pesquisadores ingleses descobriram que crianças de 10 a 12 anos que digitam mostraram melhoras na soletração e letramento, possivelmente porque essa nova linguagem os obriga a pensar sobre como as palavras são criadas foneticamente.
Então, se o seu filho é ligado a um celular ou iPad de qualquer forma, por que não usar isso como ajuda para a prática da soletração? Vale lembrar que a melhor maneira de desenvolver um bom soletrador é o incentivo à leitura (que também trabalha com a soletração). Quanto mais a criança vê o mundo nas páginas, mais profundamente ele irá internalizar a soletração, e mais palavras ele saberá será um melhor leitor.
Família
Nasceu! Virginia Fonseca dá à luz José Leonardo, terceiro filho com Zé Felipe
Família
Virginia Fonseca e Zé Felipe divulgam primeiras fotos de José Leonardo
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Bebês
Virginia Fonseca mostra o rosto de José Leonardo pela 1ª vez em vídeo emocionante
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"