Criança

Quando desconfiar de anemia nas crianças?

Saiba quais sintomas seu filho pode apresentar e confira receitas nutritivas para ajudar a reforçar a alimentação

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

anemia

Se seu filho está pálido, apático e não tem ânimo nem para brincar, correr ou praticar esportes, preste atenção, pois pode ser um sinal de que ele está com anemia. Quando a a criança está com esta doença, também pode passar a ter menos interesse na escola e até ficar mais distante do convívio social, porque se sente cansada.

Esta doença afeta negativamente a produção de hemoglobina, uma substância presente nos glóbulos vermelhos, que faz com que o sangue transporte oxigênio para todas as partes do nosso corpo. A anemia é causada principalmente pela má alimentação e, consequentemente, pela deficiência de nutrientes como ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

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Alimentação saudável é coisa séria

Além dessas substâncias, é importante que as crianças tenham toda a gama disponível de vitaminas e nutrientes na hora da alimentação. Carne vermelha e branca, ferro vegetal, presente no feijão e em verduras escuras, por exemplo, são alguns dos alimentos mais importantes para evitar anemia. “O ideal é comer de tudo um pouco. Uma criança com  alimentação balanceada dificilmente vai ter anemia”, afirma a Dra. Regina Biasoli, hematologista do Alta Excelência Diagnóstica.

Outras causas

A maior causa da doença é a deficiência de ferro no organismo, que pode ser ocasionada tanto pela alimentação quanto por perda de sangue, por exemplo, se a criança se machucar ou apresentar problemas de coagulação. Mas, em casos mais raros, a  má absorção de ferro pelo intestino também pode levar à doença.

Diagnóstico e tratamento

Quando há suspeita de anemia, é necessário levar a criança ao médico, fazer acompanhamento nutricional e uma investigação completa. “Anemia não é um diagnóstico final, mas uma consequência. Uma vez que ela foi diagnosticada, o médico deve investigar a causa”, explica Dra. Regina.

O tipo de exame que o médico pode pedir varia de criança para criança, dependendo do caso, do relato dos pais e do histórico do paciente. Em alguns quadros, o tratamento pode incluir a reposição dos nutrientes através de medicamentos, além da mudança alimentar, sempre acompanhados por um profissional.

Receitas para dar aquela força na alimentação

Sabemos que nem sempre é fácil incluir alimentos saudáveis no cardápio das crianças, mas é importante introduzir desde cedo alimentos de diferentes grupos alimentares. E, para dar uma força com a saúde, separamos três receitas nutritivas elaboradas pela nutricionista do Empório da Papinha, Gislaine Donelli.

Caldinho de Lentilha com macarrão e legumes

Ingredientes

– 500g de Macarrão orgânico

– 600g de Lentilha orgânica

– 400g de Batata orgânica cortada em cubinho

– 300g de Cenoura orgânica cortada em cubinhos

– 300g de Abobrinha orgânica cortada em cubinhos

– 150g de Cebola picada

– 3 dentes de Alho

– 50 g Salsa

– Sal a gosto

– 10 ml de Óleo

– 4L de água

Modo de Preparo

Se necessário, escolha as lentinhas e lave separadamente. Depois de descascar e lavar os legumes (batata, abobrinha e cenoura) corte todos em cubos pequenos.  Em uma panela, coloque o óleo e refogue a cebola com o alho, depois cozinhe a lentilha com os legumes até que todos os ingredientes estejam bem cozidos. Por último, acrescente o macarrão.

Sopinha de Abóbora com gengibre

Ingredientes

– 500g de Abóbora seca orgânica

– 40g de Gengibre orgânico

– 300ml de Leite orgânico

– 50g de Cebola picada

– 3 dentes de Alho

– 20g de Salsinha

– Sal a gosto

– 10 ml de Óleo

– 3L de Água

Modo de Preparo

Lave e descasque a abóbora, retirando toda semente, depois descasque o gengibre e rale. Junte esses dois ingredientes com o sal e cozinhe até que a abóbora fique bem macia. Quando estiver macia bata a abóbora cozida com gengibre no liquidificador e depois volte o creme para a panela. Em uma frigideira refogue o alho, a cebola e o óleo e, em seguida, acrescente na panela o creme de abóbora. Junte também a salsa e o leite deixando ferver. Mexa até o creme encorpar.

Sopinha de Cenoura com couve manteiga

Ingredientes

– 1 kg de Cenoura orgânica

– 150g de Couve manteiga orgânica

– 50g de Cebola picada

– 3 dentes de Alho

– Sal a gosto

– 10 ml de Óleo

– 4L de Água

Modo de Preparo

Lave e descasque a cenoura, depois lave a couve manteiga e corte em tirinhas. Cozinhe a cenoura com sal até que esteja macia. Depois, bata no liquidificador. Volte para a panela o creme e reserve. Em uma frigideira refogue o alho, a cebola e o óleo e acrescente o refogado na panela com o creme de cenoura. Depois junte a couve manteiga, a água e deixe ferver. Lembre-se de mexer até engrossar.

 

Consultoria: Dra. Regina Biasoli, hematologista do Alta Excelência Diagnóstica.
Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha, filha de Aduir José e Maria Luiza.