Criança

Qual é a idade ideal para começar a musculação?

Ao contrário do que se pensa, fazer musculação não compromete o crescimento

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Muitos meninos sonham com o dia em que poderão começar a malhar. Mas qual é a idade ideal para começar? A ortopedista pediátrica Ana Paula Simões, do Hospital Infantil Sabará, lembra que de acordo com pesquisas recentes, as crianças podem iniciar as atividades de musculação a partir dos 6 anos de idade.

Pesquisadores alemães, do Instituto de Treinamento Científico e Esportes, concluíram que quando bem orientada, a musculação pode trazer benefícios mesmo para os mais novos. A pesquisa estudou diversos trabalhos científicos sobre treino de força em crianças entre 6 e 18 anos.

Alguns dos benefícios da musculação nesta faixa etária são o desenvolvimento corporal e o equilíbrio, a concentração, o fortalecimento da força óssea, a redução no risco de lesões, o controle do peso, o crescimento da espessura dos ossos, aumento da força muscular, redução do colesterol e flexibilidade. Além disso, é uma maneira de estimular a interação social e de aumentar a autoestima.

Anúncio

FECHAR

Para os pais que tem receio que a musculação comprometa o crescimento das crianças, a ortopedista explica que desde que sejam respeitadas as orientações dos professores e as regras de segurança, além de se levar em conta as diferenças individuais, as atividades são recomendadas.

O tempo de treinamento não deve ultrapassar 50 minutos e é importante sempre pular um dia entre os treinamentos para que os músculos descansem. Além disso, antes de começar é importante consultar o médico da criança para conferir se as condições de saúde estão normais para a execução das atividades.

Consultoria: Ana Paula Simões, ortopedista pediátrica do Hospital Infantil Sabará

Pais&Filhos TV