Criança

Programa distribui livros para todos

Programa do governo compra e distribui livros didáticos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é um programa do governo que faz parte de um conjunto de políticas educacionais feitas pelo Estado. O objetivo é distribuir livros didáticos para alunos da educação básica da rede pública e assim possibilitar um trabalho mais completo por parte dos professores na hora de dar aulas.

O processo de escolha dos livros passa pelo Ministério da Educação (MEC), que avalia as obras adquiridas e publica o Guia de Livros Didáticos com resumos das coleções aprovadas.  Esse material é mandado para as escolas, que escolhem os livros que mais têm a ver com o seu projeto de ensino.

O programa é feito em ciclos alternados. A cada ano, o MEC distribui livros para alunos de apenas uma faixa etária: primeiros anos do ensino fundamental, últimos anos do fundamental e ensino médio. Para o funcionamento do programa é fundamental que ao final do ano letivo os livros sejam devolvidos em bom estado para que outras crianças possam usá-los. Obras didáticas em Braille, para deficientes visuais, também são distribuídas.

Anúncio

FECHAR

A compra de livros em grande quantidade permite que o MEC consiga um bom preço na hora de comprar as obras das editoras. O livro que custa em média R$5 para o Ministério da Educação sairia por R$ 70 numa livraria.

O governo brasileiro faz uma grande operação logística para entregar os cerca de 103 milhões de livros didáticos nas 140 mil escolas públicas brasileiras, segundo reportagem da revista Veja em 2009. A entrega dos livros envolve viagens de carreta pelo país, barcos e até carroças.

Pais&Filhos TV