Criança

Pequenas mulheres

A puberdade tem chegado cada vez mais cedo para as meninas. Entenda por quê

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A passagem da infância para a adolescência para as meninas vem acompanhada por um incômodo que deverá durar por muitos anos: a menstruação. Mas, se antes as meninas entravam na puberdade por volta dos 12, 13 anos, muitas estão antecipando este momento, menstruando aos 8 anos.

O site Time Healthland publicou uma matéria especial sobre o assunto, apontando alguns dos motivos que fazem com que as garotas deixem a infância cada vez mais cedo.

Entre os principais dele está a obesidade, já que o acúmulo de gordura no corpo pode estimular a produção de alguns hormônios. Outro motivo pode ser o consumo de substâncias químicas industriais, principalmente agrotóxicos e plástico, que podem alterar a produção hormonal.

Anúncio

FECHAR

Há especialistas que acreditam até que o contato dos pequenos com a sensualidade e sexualidade pode influenciar na puberdade precoce.

As meninas que menstruam muito cedo não sofrem apenas com os problemas psicológicos, mas também têm seqüelas físicas. Há pesquisas que mostram que estas adolescentes antes da hora têm mais chances de desenvolver câncer e ter problemas de estrutura óssea, já que o crescimento para, muitas vezes, com a menstruação.

Existem opções para retardar este processo, mas elas só devem ser levadas em conta quando a menstruação não vem acompanhada do desenvolvimento das mamas e dos pelos pubianos. Na dúvida, procure o médico!

Pais&Filhos TV