Criança

O que é integral?

Entenda o que são alimentos integrais e por que eles são importantes na alimentação do seu filho

Publieditorial

Publieditorial

2shutterstock_193196522

Estamos cansados de ouvir sobre os benefícios dos alimentos integrais. Mas o que nem sempre sabemos é por que esse tipo de alimento é importante para nós e nossos filhos. O integral é o grão ou cereal que não passa por nenhum tipo de refinação, o que faz com que ele conserve todos seus componentes originais intactos. A estrutura do grão traz os seguintes nutrientes:

Farelo: vitaminas, minerais e fibras;

Anúncio

FECHAR

Endosperma: carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais;

Gérmen: vitaminas do complexo B,  proteínas, minerais e gordura.

Por serem ricos em fibra, esses alimentos contribuem para uma maior sensação de saciedade, o que faz com que você precise comer menos entre as refeições.

 

Alimentos integrais no café da manhã

Claro que a recomendação sobre  quando e em quais quantidades seu filho deve comer alimentos integrais deve ser sempre uma indicação feita pelo pediatra ou nutricionista. Mas vale saber sobre a importância do consumo desse tipo de alimento, ainda mais no café da manhã – uma das refeições mais importantes do dia. Estudos mostram que pessoas que consomem cereais no café da manhã também ingerem ao longo do dia mais grãos integrais e leite, favorecendo o consumo de cálcio, nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes*.

Além do consumo de cereais integrais, é fundamental avaliar a qualidade do grão integral que você oferece ao seu filho. Os cereais integrais com melhor qualidade nutricional são o milho e o trigo, pois têm micronutrientes importantes para a faixa etária, como cálcio, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.

* Slavin J. Fiber and Prebiotics: Mechanisms and Health Benefits. Nutrients. 2013 Apr 2;5(4):1417-35.