Criança

O que é a seletividade alimentar? Veja como lidar com a condição

Shutterstock

Publicado em 29/03/2023, às 07h16 por Fernanda de Andrade


Compartilhe:


Você provavelmente já ouviu falar de crianças com seletividade alimentar, as chamadas “picky eaters”. Se esse é o caso do seu filho, você já deve ter se perguntado se ele terá essa seletividade para sempre, ou se em algum momento ele se tornará mais aberto a novos sabores, texturas ou modos de preparo. De antemão te adiantamos que não é para sempre! Não precisa se preocupar tanto, já que a seletividade alimentar das crianças pode ser revertida!

Um dos primeiros passos para que você entenda a seletividade da criança é olhar, primeiramente, para o seu prato. Você se mostra adepto de novos sabores, novos alimentos? É essencial lembrar que os pais são os maiores exemplos para as crianças, e antes de esperar que elas façam algo, é preciso mostrar como se é feito.

Existem sinais específicos da seletividade alimentar nas crianças, mas essa condição pode ser revertida (Foto: Shutterstock)

O que é a seletividade alimentar?

A seletividade alimentar das crianças é muito mais do que apenas não gostar de um alimento específico. Segundo a Sociedade Alagoana de Pediatria, a seletividade alimentar é caracterizada quando o bebê começa a recusar alguns alimentos, tendo sinais como falta de apetite e falta de interesse pela comida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a introdução alimentar deve ser feita a partir dos seis meses de vida. No início, os alimentos são intercalados com o leite materno, mas podem ser aumentados em quantidade e frequência até que com um ano de idade a criança já esteja se alimentando de forma parecida com a família. A seletividade alimentar pode impactar na quantidade de nutrientes adquiridos pela criança e na formação de hábitos alimentares, contudo, ao lado de especialistas, a seletividade alimentar pode ser convertida!

A seletividade alimentar pode ser revertida seguindo alguns cuidados (Foto: Shutterstock)

Como saber se meu filho tem seletividade alimentar?

Antes de tudo, tenha em mente que se o seu filho não gosta de alguns alimentos não significa, necessariamente, que ele tem seletividade alimentar. Confira alguns dos indicativos de que o seu filho pode possuir a seletividade alimentar:

Como “driblar” a seletividade alimentar

Pode parecer impossível, mas para tudo tem jeito! A primeira dica é deixar as telas de lado na hora da refeição. Televisão, celular, computador e tablets não devem fazer parte da composição da mesa, tanto para as crianças quanto para os pais. Uma outra forma de deixar o processo mais fácil é deixar com que elas “entendam” o alimento, principalmente as crianças menores. Deixar tocar, cheirar, brincar e despertar interesse pelo alimento apresentado é essencial para que a criança tenha menos resistência ao “conhecê-lo”.

Durante a rotina corrida do dia a dia, é normal que não se tenha todo o tempo necessário para essas dicas em todas as refeições do dia, e é aí que entra o Piracanjuba excellence, da Piracanjuba. O Piracanjuba excellence é uma bebida pronta para beber, elaborada com o apoio de pediatras, contendo 23 vitaminas e minerais que atuam na energia, defesa, crescimento e desenvolvimento adequado para as crianças. Além de tudo isso, ele também possui ômegas 3 e 6, fibras e proteína concentrada do soro do leite! O Piracanjuba excellence é uma opção perfeita, oferecendo praticidade e nutrição para alimentar seu filho em qualquer lugar!

O Piracanjuba excellence pode ser tomado no lanche escolar ou café da manhã! (Foto: Divulgação)

Rede de apoio no puerpério

A chegada de um filho significa uma nova rotina, saiba como familiares e amigos podem te ajudar nesse processo:


Palavras-chave
Alimentação Criança nutrição

Leia também

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua