Criança

Menina de 10 anos enfrenta câncer e cria campanha para ajudar outras crianças com a mesma doença

Sabará Hospital Infantil

Publicado em 06/02/2019, às 12h50 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h36 por Izabel Gimenez


Compartilhe:


No fim das férias de julho do ano passado, os pais de Clara, de 10 anos, perceberam que ela estava muito cansada, mas pensaram se tratar de algo normal. Os dois levaram em conta o quanto a menina estava brincando e se divertindo. O tempo passou e ela não teve melhora, pelo contrário só ficou pior. Até o dia em que ela acordou com uma dor no peito e não conseguia por o pé no chão. A família se assustou e foi correndo para o hospital.

Clara teve uma hemorragia no pulmão, as plaquetas baixaram e não conseguiram encontrar a causa exata. Por recomendação de um amigo, os pais pediram transferência para o hospital infantil Sabará. “Ela entrou aqui de ambulância, mas vai sair andando pela porta da frente”, disse a médica plantonista na chegada.

No outro dia, a criança recebeu a notícia: Leucemia. “Em uma semana a gente teve uma reviravolta em nossas vidas”, conta a mãe Claudia ao Hospital. A menina passou a se questionar muito: “Isso é um castigo?” A mãe sempre tentava trazer calma.

As duas transformaram um momento ruim em um projeto lindo, resolveram ajudar outras crianças doentes. Por meio das redes sociais, elas fizeram uma campanha procurando por doadores. A meta inicial eram 100 pessoas, mas no final conseguiram mais de 300. Segundo o banco de sangue responsável, as doação eram suficiente para ajudar não só a Clarinha, mas também outras crianças internadas durante um mês.

A menina criou uma campanha para ajudar outras crianças que enfrentam a mesma luta  (Foto: Sabará Hospital Infantil)

Clara ficou 40 dias no hospital e teve momentos altos e baixos. Um dos momentos mais difíceis foi perder o cabelo e quando precisou ser intubada. Ela só conseguia conversar usando caneta e papel. Os pequenos momentos tinham um valor enorme, por exemplo, quando queria beber suco.

“Normalmente não se toma nada pela boca nessas condições, mas como negar isso para ela? A gente gosta de deixar os pacientes felizes”, conta a médica da UTI Doutora Regina Grigolli, que liberava 10ml de suco por dia o que fazia a alegria da garota. Com seu jeito único, Clara conquistou toda equipe do Hospital e mantém contato com eles até hoje.

Depois que recebeu alta, a menina se preocupava com o que os amigos iriam pensar da falta de cabelo, mas se acalmou depois que a família convidou um amigo para brincar e o menino não percebeu. Clara ficou muito surpresa. “Ninguém pergunta nada, é muito natural para eles”, relembra a mãe.

Clara ainda tem que fazer quimio a cada 15 dias, por conta da fase de manutenção (Foto: Sabará Hospital Infantil)

Claudia conversou com a ONG Cabelegria, que produz perucas a partir da doação de cabelos, para pedir uma peruca para a filha. Clara acabou participando de uma das campanhas, contando sua história com o objetivo de incentivar a doação de cabelos. A criança ainda tem que fazer quimioterapia a cada 15 dias, por conta da fase de manutenção do tratamento. O mielograma, exame para avaliar a medula óssea, teve um resultado bom e a medula está “limpinha”, afirma a mãe confiante e orgulhosa.

Dá uma olhada no vídeo da campanha:

Leia também:

Mãe vence o câncer de mama e emociona com texto sobre não poder amamentar

Mãe conta detalhes da luta contra o câncer de mama: “Descobri durante a amamentação”

Mãe conta como foi enfrentar um câncer de mama enquanto estava grávida


Palavras-chave
Comportamento Família Criança doença

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais